Especialidade de Asseio e Cortesia Cristã Respondida

Especialidade de Asseio e Cortesia Cristã Respondida
Especialidade-de-Asseio-e-Cortesia-Cristã-Respondida
Especialidade de Asseio e Cortesia Cristã, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Asseio e Cortesia Cristã


Parte I – Cortesia Cristã

1. Que combinação bem equilibrada de crescimento Jesus desenvolveu em sua juventude? (Lucas 2:52)
R: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça , para com Deus e os homens.”
2. De acordo com o Salmos 8, que estima o Senhor atribui ao seu valor pessoal?
R: Fomos colocados na terra como mentores do mundo, fomos feitos um pouco menores que Deus e de honra e glória fomos coroados.
3. Os nomes são importantes para Deus? Leia Isaías 43:1; Isaías 45:4; Êxodo 33:17. Pesquise o significado do seu nome e o porquê ele lhe foi dado. [Parte prática]
R: Deus nos chama pelo nosso nome, ele conhece o nome de cada um.
4. Com seu líder ou seu grupo de estudo para as especialidades discuta sobre cada um dos itens abaixo:
a. A maneira adequada de se dirigir às pessoas mais velhas em público.
R: Falar educadamente, sem palavras grosseiras ou gírias.
b. Como se dirigir às pessoas e fazer as apresentações adequadas.
R: Não gritar, mas chegar próximo à pessoa e dizer seu nome e algo relevante e bom sobre ela.
c. Perguntas que devem ser evitadas.
R: Não perguntar nada que possa constranger algum dos presentes. Perguntas relacionadas a defeitos das pessoas, roupas estranhas, idade de pessoas mais velhas, ou coisas do tipo: “O que você fez no cabelo?”, as pessoas ficam muito magoadas, mesmo que o que você fale é verdade, não fale para não magoar.
d. Como pensar em coisas agradáveis para dizer.
R: Falar coisas que sejam como elogios aos outros, nunca citando defeitos ou constrangendo os presentes.
e. Como demonstrar preocupação com o sentimento dos outros.
R: Perguntar sobre a família da pessoa, sobre a saúde de alguém com problemas e suas dificuldades pessoais. Um bom amigo deve ser um bom conselheiro também, tentando colocar ânimo na pessoa e lembrá-la de que Deus tem um plano para tudo, basta confiar e ser feliz!
f. O que dizer quando você atende a porta.
R: Tratar gentilmente, com sorriso e ser atencioso, estar de bom humor e não bater a porta na cara da pessoa, mesmo que sejam vendedores impertinentes.
g. Como atender corretamente ao telefone.
R: Atender sempre com bom humor, dizendo o consagrado “alô”, sendo atencioso, mesmo que não seja para você e guardando os recados quando necessário.
e) Se você desejar usar seu dom da palavra para glória de Deus, como deverá ser sua oração? (Salmos 19:14)
R: “Que as minhas palavras sejam agradáveis ao Senhor”.
Coloque em prática essa discussão com um grupo de desbravadores.
5. Leia o Salmo 19:14. Escreva uma pequena oração de como você deseja usar seu dom de fala para a glória de Deus.
Item prático.
6. Fazer uma lista de 10 coisas que você deseja praticar durante, pelo menos, 1 ano no que diz respeito ao seu relacionamento com seus semelhantes.
Item prático.
Parte II – Asseio Cristão
7. Leia o livro Educação, de Ellen G. White, página 198, parágrafo 3, e relate brevemente os benefícios mencionados que lhe advirão resultados de uma postura correta.
A postura correta ajuda a manter a saúde, evita dores na coluna, aumenta a auto-estima, melhora a boa dicção e consequentemente melhora o cantar, auxilia o aparelho respiratório dando liberdade maior para os órgãos poderem respirar, dá mais beleza a pessoa, dignidade, ânimo, confiança em si, etc.
Como pode ser lido no livro Educação, pág. 198, parágrafo 3: “Entre as primeiras coisas que se devem ter em vista figura a posição correta, tanto estando sentados como de pé. Deus fez o homem ereto, e deseja que ele não somente possua o benefício físico, mas também o mental e moral, a graça, dignidade, compostura, ânimo e confiança em si, que uma atitude ereta em tão grande maneira tende a promover. Mostre o que é uma posição correta e insista que ela seja mantida”.



8. Com seu líder ou seu grupo de estudo para as especialidades, discuta e relate brevemente suas considerações da discussão:
a) Fazer uma lista de pontos que demonstrem o poder de uma postura correta. Verificar sua postura e perfil físico. Demonstrar a correta posição para ficar em pé e para sentar-se.
b) Apresentar duas razões por que a boa forma física é importante. Explicar a relação entre um regime adequado, exercícios e controle de peso.
R: Muitos têm feito cirurgias, lipoaspiração e diversas outras formas artificiais de perder peso. Tão somente seguissem os meios naturais não necessitariam de nada disso. O peso excessivo é um fantasma para todos. Dois fatores estão totalmente interligados a isso: a dieta adequada e o exercício. Não abusando da comida, comendo comidas saudáveis e em quantidades adequadas, você controla melhor o peso. O exercício serviria para modelar o corpo e restaurar a saúde do coração e pulmões, facilitando a circulação sanguínea.
c) Mencionar a importância de um asseio adequado, incluindo banho, higiene corporal, hálito, cuidado apropriado das roupas, etc.
R: Muitos dizem que a sua aparência é o seu cartão de visita. A higiene correta contribui para isso. Sapatos engraxados, roupas bem passadas e limpas, respiração suave, banhos diários, uso de perfumes, cabelo bem penteado, etc. Tudo isso promove a sua pessoa para com que a conhece. Pessoas relaxadas não costumam ser vistas com bons olhos pelas garotas e, principalmente, pelos pais delas.
d) Discutir as orientações bíblicas que o ajudarão a lidar com sua sexualidade e manter seus pensamentos puros. Discutir inteligentemente aquilo que se pode ou não se pode fazer ao namorar.
R: O sétimo mandamento parece deixar claro que não devemos adulterar, o que inclui a fornicação (sexo antes do casamento). Outras partes da Bíblia, como Levíticos 18, vem falando sobre o tema. Jesus disse que se olharmos para uma pessoa com intenção maldosa, já pecamos. Tomemos cuidado com isso e com o que Paulo disse: “Não vos enganeis, as más companhias corrompem os bons costumes” (I Cor. 15:33)
e) Conhecer as regras de etiqueta à mesa, que facilitam a sua vida, e a dos outros, tais como o que fazer com a faca e o garfo após usá-los. Saber como ser um convidado agradável, e uma alegria para seu anfitrião ou anfitriã.
R: Evite colocar as mãos na mesa. Use o guardanapo se for de pano, no colo. Não arrote. Fale em tom agradável. Comente assuntos rotineiros e agradáveis, não fale de assuntos que podem ser polêmicos e causa discussão (futebol, política e religião). Esteja interessado na conversa e participe. Não fique olhando para baixo. Ao terminar coloque os talheres unidos paralelamente dentro do prato. Não diga que está “cheio” e sim: “satisfeito”. Pense 2 ou 3 vezes antes de fazer alguma coisa ou falar algo, para não ofender o anfitrião ou alguém presente.
9. Praticar e relatar brevemente suas experiências com:
a) Elabore uma lista com os principais erros cometidos em sua postura. Durante uma semana, portar esta lista em seu dia-a-dia. Ao final desta semana, fazer um breve relatório sobre as melhoras alcançadas.
Item prático.
b) Saber a importância de uma “higiene” diária da alma, de desenvolver um caráter cristão, e por que “pertencer a Cristo” faz uma diferença em sua maneira de vestir-se e agir.
R: O cristão deve ler sua Bíblia diariamente e fazer o seu estudo da lição. Guarde um tempo para o estudo e fique num local calmo e silencioso para estudar um pouco, de preferência pela manhã. Tudo isso contribui para a edificação do caráter cristão. A boa maneira de agir de um jovem cristão, não falando palavrões, portando-se gentilmente, não mentindo e dando o exemplo, chamam a atenção dos seus amigos para o seu estilo de vida, tornando ele um exemplo para os não-cristãos.
c) Relacionar 10 princípios que podem ajudá-lo a superar a inibição e a vergonha.
R: Aumente sua auto-estima, leia livros, revistas, mantenha-se informado, olhe nos olhos das pessoas, erga a cabeça, cumprimente a todos alegremente (mesmo que eles não façam o mesmo), cultive seus amigos, diga aos outros que você se importa com eles, considere-se bonito e agradável, mostre aos outros o seu valor, seja gentil e amigável, não se isole das rodinhas de pessoas, ignore as críticas destrutivas e melhore com as críticas construtivas.