Especialidade de Arte Culinária Respondida

Mulher fazendo pão em formato de coração



Especialidade de Arte Culinária, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade de Arte Culinária




1. Saber operar devidamente o tipo de fogão que há em sua casa. Saber como prevenir pequenos incêndios por óleo ou gordura em seu fogão e saber como apagá-los. Conhecer as medidas de segurança enquanto estiver cozinhando, incluindo a preocupação com crianças pequenas.

Item Prático.

Saber operar o fogão que há em sua casa. Crianças solicitem o acompanhamento de um adulto, jamais faça isto sozinho.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS CAUSADOS POR GORDURAS
· Ao aquecer óleos ou gorduras, fique na cozinha;
· Use uma panela pesada com tampa;
· Utilize um termômetro na lateral da panela, para acompanhar a temperatura do óleo;
· Mantenha um extintor de classe K na cozinha;
COMO APAGÁ-LO
1. Segurança em primeiro lugar: Caso o fogo esteja controlável, você poderá tentar apagá-lo por conta própria, mas, se já houver se espalhado por outras partes da cozinha, retire todos os residentes e acione a emergência. Não queira bancar o herói, colocando a vida de todos em risco.
2. Desligue o queimador do fogão: Não tente mover a panela, pois pode fazer com que o óleo respingue em você ou na cozinha. Caso o fogo esteja incontrolável e você acha que ainda dá tempo de apagá-lo, vista luvas de cozinha para proteger a pele;
3. Coloque uma tampa sobre a panela: A princípio, é necessário remover a fonte de oxigênio que mantém o fogo aceso. Coloque a tampa sobre a panela, utilizando luvas de cozinha. A tampa fará com que o incêndio consuma rapidamente o oxigênio e se extingua;
4. Use um extintor de incêndio classe K: São adequados para incêndios em cozinhas e fritadeiras causados por óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha. Extintores dessa classe possuem um agente químico úmido (saponificante) utilizado especialmente para tais fins;
ATENÇÃO: O QUE NÃO FAZER?
1. Não jogue água sobre a panela: Este é o principal erro que muitos cometem na tentativa de extinguir as chamas. Água e óleo não se misturam e, em casos como estes, a junção dos dois elementos pior muito mais as coisas;
2. Não abane o fogo: Toalhas, aventais ou panos estão fora de cogitação. Isto serve somente para ventilar as chamas e espalhar, ainda mais, o fogo;
3. Não mova a panela: A panela em chamas não deve ser movimentada, pois isto pode fazer com que o óleo ardente respingue, potencialmente queimando você ou qualquer outro objeto inflamável com o qual ele entre em contato;
Medidas de segurança quando estiver cozinhando, incluindo precaução com crianças pequenas.
2. Saber como usar devidamente utensílios de medidas (colheres e xícaras), batedor de claras, peneiras de farinha, e, se tiver batedeira ou mixer elétrico e liquidificador.
Item prático.
Veja sobre Medidas.
Veja sobre Batedor de Claras.
Veja sobre Peneira.
3. Explicar as seguintes técnicas de preparo de alimentos:
a) Cozer.
R: Usar água para cozimento do alimento desejado deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.
b) Grelhar.
R: Leve uma frigideira em fogo alto e coloque um pouco de óleo ou azeite. Quando estiver bem quente coloque o alimento e deixe grelhando por alguns minutos. Fique de olho nas bordas e quando a metade dele já estiver cozida, é só virar para grelhar o outro lado. Quando os dois lados já estiverem dourados e só retirar.
c) Fritar.
R: Com a panela ideal, o óleo deve ser aquecido em fogo médio ou baixo, para não queimar, por aproximadamente 10 minutos. Para saber se o óleo atingiu a temperatura ideal para fritar alimentos, jogue um pedaço de pão e verifique o tempo que ele leva para dourar.
Se o pão não dourar em 40 segundos, significa que o óleo ainda não está aquecido. Se ele dourar antes desse tempo, é porque está quente demais e passou da temperatura ideal. Caso ele doure exatamente nesse tempo, é sinal de que ele atingiu a temperatura adequada para a fritura.
d) Refogar.
R: Refogar é fritar os ingredientes (que a receita diz) em pouca gordura fervente. Essa gordura pode ser qualquer uma, mas as mais comuns são: óleo, azeite e manteiga. Nessa técnica, o alimento cozinha com pouca gordura, em temperatura alta e é mexido durante todo o tempo.
e) Assar.
R: Para assar, você precisa de uma fonte de calor que possa aquecer sua comida o suficiente para que cozinhe até o fim (para carne, isto é especialmente importante, já que carne mal cozida pode conter doenças). Cozinhar o alimento sob a ação do calor seco (assar) em altas temperaturas em formas ou assadeiras, tampados ou destampados. De longe, o aparelho mais comum usado para assar é o forno.
4. Quais as maneiras mais saudáveis de cozinhar alimentos? E as menos saudáveis? Por quê?
R: Os métodos de cozimento com calor úmido, como fervura e vapor, são as formas mais saudáveis de preparar carnes, porque utilizam temperaturas mais baixas.
Evite frituras! A fritura aumenta muito o valor energético dos alimentos, engorda e faz mal à saúde. Se fizer, nunca deixe o óleo queimar e substitua-o regularmente. Antes de servir, utilize papel de cozinha para absorver parte da gordura.
5. Preparar corretamente: 2 tipos de mingau de cereais, 1 bebida quente saudável, ovos feitos de 2 maneiras que não a fritura.
Item prático.
6. Preparar o seguinte, de maneira saudável:
Item prático.
a) Batata, 2 maneiras.
b) 3 vegetais de sua escolha.
7. Conhecer a pirâmide alimentar. Por que é tão importante seguir estas informações em nosso regime alimentar? Verificar suas refeições durante uma semana, para ter certeza de que está comendo o que deveria comer.

A principal finalidade dessa organização consiste em fornecer informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada.
8. Seguir corretamente, no mínimo, 3 receitas vegetarianas.
Item prático.
9. Preparar um almoço vegetariano balanceado, incluindo alimentos construtores, reguladores e energéticos, contendo:
Item prático.
· 1 prato principal
· 3 acompanhamentos
· 1 salada crua
10. Colocar a mesa corretamente e servir essa refeição para a sua família.
Item prático.

Veja Mesa Posta.
11. Qual a importância de ingerir verduras cruas diariamente?
R: Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como combate a obesidade.

As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimos para comer, inclusive os talos.

Enriquecendo a alimentação diária com esses nutrientes, você estará oferecendo saúde à sua família.




12. Fazer um caderno (ou pasta) de receitas contendo, no mínimo, 10 receitas que você tenha feito.

Item prático.
Fontes pesquisadas:
blog.dako.com.br | www.bucka.com.br | blog.lavillecasa.com.br | cozinhatecnica.com | www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria | blog.castellmaq.com.br | socorronacozinha.com.br/refogar | pt.wikihow.com/Preparar-Alimentos-Assados | www.minhavida.com.br/alimentacao | epocanegocios.globo.com/Vida | vilamulher.com.br/bem-estar/nutricao | www.todamateria.com.br/piramide-alimentar/ | www.tuacasa.com.br/mesa-posta/ | www.apm.org.br |
— ♥ —

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos. 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!