Especialidade de Panificação Respondida

Especialidade-de-Panificacao-Respondida



Especialidade de Panificação, foi um pedido todo especial da seguidora @heysahniz que é super ativa, estou vendo sempre o rostinho dela ali nas notificações, obrigada pelo apoio Sarah!

Então, em gratidão lógico que eu vim logo trazer o pedido dela, bora lá conferir a especialidade, mas não esqueçam de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda imensamente!

Especialidade de Panificação




1. Explicar a diferença entre o valor nutricional da farinha integral e da farinha branca.

R: Por não passar por um processo de refinamento, como acontece com a farinha branca, a versão integral retém uma quantidade maior de nutrientes, fibras, vitaminas B1 e B6, proteínas e minerais, como magnésio, selênio e zinco, o que faz com que ela seja uma opção nutricionalmente mais rica do que a farinha processada.
2. Comparar o fermento biológico e o fermento químico. Como é a ação de cada um deles na massa? Para quais receitas cada um deles é mais indicado?
O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento. Já o Fermento Biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.
A levedura ingere os nutrientes da massa e, como consequência, libera gases e substancias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.
Fermento Químico: A sua principal indicação é para ser adicionado diretamente em massas de bolos, de tortas e de biscoitos, mas também são usados em algumas receitas de pão e dentro de uma cozinha mais caseira, como em uma pizza de frigideira ou em um pão rápido de micro-ondas.
Fermento Biológico: Ele é muito usado em pães e pizzas que precisam de um tempo de fermentação, também conhecido como tempo de descanso antes de ser levado ao forno.
3. Citar uma passagem do Velho Testamento e uma do Novo Testamento onde o fermento é mencionado. Explicar qual o significado do fermento na celebração da páscoa.
Velho Testamento: Êxodo 23:18
Novo Testamento: Mateus 16:12
O significado do fermento se encontra no texto Qual a Origem da Páscoa?, leia com atenção.
4. Preparar um pão com grãos inteiros (pode ser trigo, centeio, aveia, linhaça, etc.).
5. Preparar 2 das opções a seguir:
6. Explicar por que a mistura de leite, açúcar e ovos é prejudicial à saúde.
Leia Conselhos Sobre o Regime Alimentar: Sobremesas, a resposta se encontra nesse texto.





7. Como testar se um bolo está pronto? Como evitar que o bolo “abaixe”?
1. O ideal é fazer o teste usando um palito de churrasco, assim ele pode ir até o fundo do bolo para você ter certeza de que ele esta completamente assado.
2. Então quando der o tempo de forno que a receita pede, abra o forno e enfie o palito bem no centro do bolo. (Nunca coloque nas beiradas pois ele pode estar assado nas bordas mas não no centro).
3. Se o seu palito sair molhado seu bolo ainda esta cru e deve ficar mais tempo assando e se isso acontecer mas seu bolo já estiver dourado, então cubra seu bolo com papel alumínio para proteger o topo e reduza um pouco a temperatura do forno para evitar que queime.
4. Agora se seu palito sair limpo e seu bolo estiver dourado é hora de tirar ele do forno e esperar esfriar para desenformar.
8. Preparar 2 das opções a seguir:
a) Bolo de ingredientes básicos (qualquer sabor)
b) Bolo feito com mistura pronta de bolo (qualquer sabor)
c) Bolo de frutas ou castanha.
d) Bolo sem a utilização de leite ou derivados.
e) Bolo que não contenha glúten.
9. Fazer uma torta em cada uma das categorias a seguir (não usar muito açúcar, creme de leite ou leite condensado):
a) Assada, de qualquer fruta, incluindo limão.
b) Não assada (apenas de massa assada no forno): frutas frescas, gelatina, etc.
c) Salgada (vegetariana de qualquer sabor).
11. Demonstrar como utilizar corretamente colheres e xícaras de medida. Por que é importante seguir atentamente as receitas na panificação?
10. Fazer e assar uma receita de biscoitos. Usar ingredientes saudáveis como frutas, aveia, castanhas, etc.





12. Preparar um arquivo de receitas para todos os itens exigidos acima e quaisquer outros que desejar. Veja quantas receitas é capaz de encontrar que usem frutas sem grandes quantidades de açúcar.
Item prático.
Fontes de Pesquisa.
 Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!