Antes de ir conferir a Especialidade de Apitos Respondida, leia com
atenção a seguir:
1. Não entregue o relatório sem estudar, eu
facilito vocês, mas a intenção nunca foi investir pessoas que não merecem ser
investidas.
2. No final da página se encontra todas as fontes
de pesquisa, para se aprofundar mais sobre os assuntos, dê uma olhada.
3. Revise as respostas, nem sempre acertamos, acontece um
erro aqui, outro ali.
Agora pode ir conferir a especialidade e
adicionar mais uma na faixa!
Especialidade de Apitos
foram inventados.
R: A flauta é um instrumento de sopro, da
família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa
civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros,
produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, através de
bambus ou ossos perfurados.
2. Explicar a importância da
conservação ambiental durante a fabricação de um apito.
R: Utilizam madeiras da floresta Amazônica na fabricação dos apitos. A madeira tem
um papel importante na qualidade tonal do instrumento, fazendo do maior mérito
na arte dos luthiers a habilidade de escolher a madeira mais apropriada para
produzir instrumentos musicais com uma qualidade. Desse modo, os fabricantes
(luthier ou indústria), acabam utilizando sempre as mesmas espécies de madeiras
na produção de instrumentos musicais.
Cerca de 200 espécies de árvores são usadas na produção de instrumentos
musicais no planeta; 70 delas são ameaçadas de extinção. O uso recorrente
dessas madeiras, inclusive por indústrias de outros segmentos, como o de
móveis, explica a ameaça e a raridade de algumas espécies. No Brasil, por
exemplo, é crítica a situação do jacarandá-da-bahia, utilizado em instrumentos
de corda, e do pau-brasil Caesalpinea echinata, utilizado para fabricar arcos
de violino. Ambas são protegidas por Lei e têm a derrubada proibida.
3. Relacionar o uso sustentável de madeiras protegidas pela
lei e a fabricação de apitos.
R: Devido à situação crítica
em relação às madeiras protegidas por lei, as fábricas brasileiras, como
Hering, Gianini, Di Giorgio, além de luthiers, reservaram parte da produção
habitual para instrumentos feitos com madeiras nacionais alternativas.
Há 40 anos, o Laboratório de Produtos Florestais (LPF), vinculado
ao Ministério do Meio Ambiente, viabiliza soluções tecnológicas para a
utilização de produtos das florestas, especialmente madeiras, de modo
sustentável. A pesquisa propõe o casamento do mercado de instrumentos e seus
interesses econômicos com a proteção ambiental, reduzindo a pressão
principalmente sobre as espécies ameaçadas de extinção.
Madeiras
exóticas de reuso também são utilizadas para a fabricação de apitos.
4. Listar cinco árvores de onde podem ser tiradas boas
madeiras para a fabricação de um apito e por que.
-
Boxwood (buxus sempervirens): É uma madeira que fica estável após o
processo de secagem, beleza marcante, textura finíssima e possui
sonoridade “doce e macia”; -
Ébano (diospyros): Densa e pesada, produz sonoridade marcante, forte e
brilhante, mas racha com certa facilidade; -
African blackwwood ou grenadilla (dalbergia melanoxylon): De cor quase
preta, tão densa e pesada como o ébano; - Jacarandás (dalbergia): Ricas em ressonância.
-
Mopane (colosphospermum mopane): Densa e pesada, é bastante estável como a
grenadilla; -
Temos a maple, plumwood, alivewood, bambu: São menos densas e vida útil
menor.
5.
Fazer uma breve descrição sobre os seguintes estilos de apitos:
a) Apitos de tubo.
R: A flauta de pã ou flauta de pan de tubos é um
instrumento musical, e o nome genérico dado a instrumentos musicais
constituídos por um conjunto de tubos fechados numa extremidade, ligados uns
aos outros em feixe ou lado a lado. Os tubos são graduados e de diferentes
tamanhos, não têm bocal e são soprados com os lábios tangenciando as
extremidades superiores. Conforme o local onde são construídas, as flautas
podem ter características e nomes diversos, como siringe, na Grécia antiga,
nai da Romênia, siku ou antara nos Andes etc. A sua família de instrumentos é
aerofones de madeira.
b) Flauta pan.
R: A
flauta pan samponã é um dos instrumentos musicais peruanos mais tradicionais.
Com presença expressiva na música e cultura andina ancestral, como os antigos
rituais Incas, este instrumento de sopro é elaborado com bambu em tamanhos
distintos, dimensionados e agrupados artesanalmente. Cada tubo equivale a uma
nota musical diferente e quando soprados produzem uma sonoridade suave e
melodiosa extremamente relaxante. A peça apresenta adornos feitos em tear com
padrões coloridos e pompons.
c) Flauta
R: De
origem medieval, a flauta doce foi o tipo mais utilizado na Europa até meados
do Renascimento, antes de ser substituída pela flauta transversal. Feita de
madeira e encontrada em vários tamanhos, produz um som melodioso e tem como
característica o fato de ter um “bico”, que canaliza o ar soprado pelo
flautista.
d) Pífaro.
R: Pífano ou pífaro ou
ainda pife é uma pequena flauta transversal, aguda, similar a um flautim, mas
com um timbre mais intenso e estridente, devido ao seu diâmetro menor. Os
pífanos são originários da Europa medieval e são frequentemente utilizados em
bandas militares.
Curiosidade: Essa especialidade tem uma característica muito
interessante. Como ela é de origem Norte Americana, sua tradução é para
apito, mas ela trata-se de flautas e suas variantes.
6. Nomear 5 tipos de apitos modernos e seus usos.
-
Flauta transversal: Muito comum em todo tipo de música, em bandas
militares, orquestras sinfônicas, músicas populares e outros. -
Flauta Piccolo: O piccolo é mais utilizado em orquestras e
bandas, deste modo seu repertório mais significativo e interessante talvez
seja o sinfônico. -
Flauta doce: A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento
de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos
tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para
musicalização. -
Flauta transverso barroco (pífaro): O transverso barroco
também é tocado de modo transversal, mas é diferente porque tem o seu uso
mais limitado às músicas do período barroquino – o que define seu nome. É
produzido em madeira e tem apenas uma chave. O instrumento foi, com o
tempo, substituindo a flauta doce dentro das músicas de concerto. -
Tin whistle (apito de latão): Tin Whistle, também conhecida
como Pennywhistle é uma pequena flauta de metal (geralmente cobre, latão
ou estanho) ocasionalmente também de madeira, muito usada na música celta,
medieval e escocesa.
7. Qual instrumento musical moderno é um apito sofisticado?
R: A flauta transversal.
8. Como um
apito funciona?
R: Seu som é produzido através da vibração
da coluna de ar, que é projetada no interior de seu tubo. Essa vibração é
produzida da mesma forma que em um apito: existe um canal que dirige o fluxo
de ar ao encontro de uma parede que divide o fluxo em dois, chamaremos esta
parede de lábio, e o lábio se encontra na janela da flauta. Quando o ar se
divide ele se movimenta para dentro e para fora do instrumento, produzindo uma
vibração ou oscilação.
9. Qual o equipamento mais comum
usado para a fabricação de apitos?
R: A flauta doce é mais
comumente encontrada em madeira ou matéria sintética, já a transversa, em
madeira ou metal. Existem também aquelas que são produzidas em prata, ouro ou
mesmo cristal.
10. Explicar a importância da grã da madeira
ao talhar um apito.
R: O termo grã refere-se à orientação
geral dos elementos verticais constituintes do lenho, em relação ao eixo da
árvore ou de uma peça de madeira. Esta orientação é decorrente das mais
diversas influências em que a árvore é submetida durante o seu processo de
crescimento.
Grã direita ou reta: Tipo de grã considerada
normal, apresentando os tecidos axiais orientados paralelamente ao eixo
principal do fuste da árvore ou das peças de madeira.
Este tipo de grã é apreciado por proporcionar uma maior resistência mecânica,
ser de fácil desdobro e processamento e minimizar deformações indesejáveis por
ocasião da secagem da madeira. Contudo, do ponto de vista decorativo, as
superfícies tangenciais e radiais da madeira se apresentam com aspecto
bastante regular e sem figuras ornamentais especiais.
Eu não se essa seria a resposta, porque não entendo nada do assunto e muito
menos entendi o termo, mas foi a resposta que a colaboradora colocou, por
isso vou deixar, mas deem uma pesquisada sobre e caso alguém entenda sobre,
manda nos comentários se a resposta está correta e caso não, manda a
resposta correta.
11. Por que o tamanho dos buracos e da câmara de ar tem que ser
proporcionais ao fluxo de ar?
R: As vibrações do ar que se
encerra no interior de um tubo cilíndrico são longitudinais, isto é, suas
ondas estacionárias oscilam ao longo do corpo do tubo — diferentemente da
corda, onde as vibrações são transversais, isto é, perpendiculares à linha de
repouso.
Na construção de instrumentos, empregam-se tanto os tubos
abertos, tais como os que se usam nas flautas, quanto os fechados em uma das
extremidades, como os do oboé, do trompete, assim como os tubos flautados do
órgão. A principal diferença entre os tubos abertos e os fechados é que nos
abertos a pressão nas extremidades (abertas) é a mesma — isto é, ambas estão
à pressão atmosférica –, ao passo que, nos tubos fechados, há uma diferença
de pressão entre as extremidades.
Na flauta, embora uma das
extremidades seja fechada, a pressão no orifício lateral da embocadura é igual
à pressão na extremidade aberta, isto é, a pressão atmosférica. Por isso, a
flauta é tida como um tubo aberto.
Deve-se considerar,
primeiramente, que há duas maneiras de se produzir som em um tubo, seja ele
aberto ou fechado. A primeira delas consiste em se lançar um fluxo de ar
contra a borda (aresta) de um orifício lateral feito em um certo ponto da
extensão do tubo. Os instrumentos de sopro que funcionam assim, como as
flautas, são ditos de embocadura de aresta.
Quanto maior o tubo
mais lento é este processo, e por isso o som produzido é mais grave, isto é,
tem uma frequência menor. Se o tubo é curto a frequência é maior, e por isso o
som é mais agudo.
Desta forma, as moléculas de ar vibram dentro da
flauta, fazendo que o ar entre e saia dos furos ou da janela de forma
sincronizada.
12. Como afinar um apito?
R: Para afinar seu instrumento você precisa ter uma referência, seja um
piano/órgão ou um afinador digital, a nota ‘Lá’ é a nota usada para se afinar
os instrumentos. Normalmente o Lá adotado é 442Hz, mas existem instrumentos e
orquestras que também usam o Lá 440Hz como referência de afinação. Você
precisa saber qual ‘Lá’ sua orquestra irá utilizar ou instrumento, e afinar
igualmente.
Afinação principal da flauta, também chamada de
afinação fixa, é a posição da parede superior do bocal à 17,3mm do centro do
furo do porta-lábio.
Para ajustar a altura desta parede você deve
rosquear a Coroa (Crown) ou empurra-la para dentro. Caso o marcador da haste
esteja abaixo do centro do furo, rosqueia a Coroa (Crown) da flauta para que a
parede superior suba e vá o marcador da haste para o centro. Caso o marcador
da haste esteja acima do centro do furo, então desrosquei a Coroa e empurre
para dentro da flauta e ajuste até que o marcador fique ao centro do furo do
porta-lábio.
Além da afinação principal e fixa apresentada acima,
um outro ajuste necessário para afinação da flauta está no encaixe do bocal da
flauta em seu corpo. Eu chamo de afinação móvel porque é variável na
quantidade do encaixe e conforme cada embocadura e flauta particularmente.
Mesmo que você tenha ajustado a afinação fixa corretamente, um
outro ajuste é necessário conforme seu tipo de embocadura e flauta. E essa
afinação e feito encaixando menos ou mais o bocal da flauta no corpo da
flauta.
Quando nossa afinação estiver baixa, encaixamos o bocal da
flauta mais para dentro e quando a afinação estiver mais alta, encaixamos mais
para fora. Veja figura acima.
A pratica da afinação pode ser feito
de ouvido ou “visual” com um afinador digital. Peça para um Piano afinado ou
outro instrumento afinado tocar a nota lá e você simultaneamente toque sua
nota lá. Pela percepção auditiva você poderá sentir a necessidade de afinar
sua flauta. Outra forma de afinar é utilizar um afinador eletrônico que ao
tocar a nota lá indicará em seu visor digital se sua nota está com a afinação
baixa ou alta e assim você poderá fazer os devidos ajustes de afinação em sua
flauta. Existem inúmeros aplicativos para celulares com afinadores digitais,
aprenda a usá-lo, são muito eficientes e fáceis de usar.
13. Demonstrar como apitar usando as duas mãos e um pedaço de grama.
Item prático.
assobiar usando apenas as mãos.
15. Revisar e demonstrar os primeiros socorros e as regras de segurança
para o uso de uma faca ou canivete.
Perfuração por objeto metálico: Nas lesões por objetos perfurantes (facas, lâminas, pedaços de metal em
geral) geralmente há exposição dos tecidos do corpo ao ambiente. Esta situação
é associada a acidentes, mas muitas vezes é resultado da violência.
Dependendo da gravidade da situação, a vítima necessita ser encaminhada
diretamente para o hospital, com o objeto ainda encravado no corpo.
Como agir:
- Não tente puxar o objeto, ele pode estar tamponando um vaso;
-
Se houver hemorragia, contenha o sangue fazendo uma compressa com um pano
limpo; -
Se o objeto for grande, facilite o transporte para o hospital,
estabilizando-o com um curativo ou cortando as extremidades; -
Mesmo que o objeto seja pequeno é necessário procurar atendimento
especializado; - É recomendado tomar a vacina antitetânica.
Para usá-los, siga estas regras de segurança:
-
Trabalhe afastado dos demais, de preferência a uns 3m de distância da
pessoa mais próxima. -
Trabalhe de preferência no “canto do lenhador”, ou seja, aquela área
cercada onde apenas a pessoa da patrulha encarregada de cortar lenha deve
entrar. Neste canto também há um tronco seco e grosso, também chamado de
cepo, que serve para apoiar o que está sendo cortado. -
Quando golpear, faça-o sempre para fora de seu corpo. Observe que se o
facão ou machadinha errar o alvo, não atinja nenhuma parte de seu corpo. - Não fique andando de um lado para o outro com a ferramenta na mão.
-
Terminado o trabalho, limpe a ferramenta e passe um óleo ou graxa para
evitar que enferruje. -
Preste muita atenção quando passar a ferramenta para outra pessoa. Tenha
certeza que ela está firmemente segurando a ferramenta.
Segurança: Toda vez que utilizamos instrumentos de corte
como a faca ou o canivete, deve-se ter uma área de manuseio para o
instrumento, denominada área ou círculo de segurança. Essa área é demarcada
através de um círculo delimitado com o instrumento em uso. Para demarcá-lo,
devemos segurar o instrumento pela parte metálica de tal forma que não nos
machuquemos, e com o braço esticado a 90 graus do corpo, limitar o local onde
o instrumento de corte será usado. Caso alguém esteja dentro da circunferência
marcada, está deverá ser afastada, de forma que não seja atingida pela faca ou
o canivete.
16. Saber como afiar um canivete usando uma
pedra de amolar.
R: O processo mais simples, e
tradicional, é o seguinte:
Com o canivete com a lâmina aberta, posicione a parte cortante em um ângulo de
15 graus (deitada e levemente inclinada) e faça movimentos circulares. Comece
do início da pedra e vá avançando até o final. Tanto na ida quando na volta.
Um segundo método é posicione a parte cortante em um ângulo de 30° e vá
diminuindo gradativamente a 15 graus (deitada e levemente inclinada) na parte
inferior da pedra em um ângulo e com um movimento suave, mas constante, vá do
início ao fim da lâmina. Este procedimento deve ser feito com as duas faces da
lâmina.
Para testar se o fio de seu canivete está em um padrão aceitável pegue um
pedaço de papel e tente cortá-lo sem apoiar em nenhuma superfície. Observar se
papel é cortado sem rasgar. Caso aconteça isso está no ideal. Caso não consiga
cortar o papel com seu canivete, vá repetindo a operação.
Comece o procedimento acima na parte de superfície mais grossa de sua pedra, e
termine na de superfície mais fina.
17. Faça dois dos seguintes apitos:
a)
Flauta pan ou flauta de tubo.
b) Flauta.
c) Pífaro.
18. Aprender como tocar uma música simples em algum apito que você
fabricou.
Item prático.
♥
Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma
especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o
e-mail desbrava7blog@hotmail.com