Especialidade de Pacificador Respondida

Antes de ir conferir a Especialidade de Pacificador Respondida, leia com atenção a seguir:

  1. Não copie e cole, estude a especialidade, mereça receber sua especialidade.
  2. Revise as respostas para que nenhum erro passe despercebido.

Agora pode ir conferir a especialidade e adicionar mais uma na faixa!

Especialidade de Pacificador Respondida

1. Identifique quatro causas de conflito descritas na bíblia. Leia as seguintes passagens como ponto de partida.

a) Gálatas 2:11-14.

R: Pedro tinha medo do que a liderança pudesse pensar sobre ele.

b) I Coríntios 12:12-31.

R: Um achar que é superior ao outro.

c) Gênesis 13:1-12.

R: Abraão e ló – seus pastores brigavam pelo direito de apascentar as ovelhas nos melhores lugares.

d) Tiago 4:1-3.

R: Inveja e da cobiça.

2. Explicar as seguintes formas de abordar uma contradição e discutir com seu conselheiro ou unidade usando exemplos bíblicos e suas próprias experiências.

a) Negação.

1. Acusações mútuas: A forma de resolver é cada um dos envolvidos reconhecer sua contribuição no problema, olhar para si, antes de olhar para o erro do outro, mas é necessário que um dos lados reconheça primeiro, para que o outro se sinta a vontade para assumir sua contribuição também. (Mateus 7:3-5)

2. Fuga: A fuga é uma tentativa de não se responsabilizar, então se mantenha firme em pedir que o foco seja somente no assunto X e que a pessoa assuma sua responsabilidade sobre o assunto, porque dessa forma vocês podem lidar com a situação juntos. (Jonas 1:1-3)

b) Ataque.

1. Luta: O melhor é não dar ouvidos às provocações e ir embora, esperar ambos estarem de cabeça fria para um diálogo sem agressões físicas ou verbais. (Gálatas 5:15)

2. Fofoca: Chame todos os envolvidos e tire a limpo com todos presentes, dessa forma você evita que a fofoca se prolongue com cada vez mais informações falsas. (Provérbios 16:28)

3. Ridicularização: Caso seja em ambiente escolar ou trabalho, você deve reportar a algum superior, você também pode repreender o autor da ridicularização no ato, para que essa pessoa entenda que não é algo legal. (Mateus 5:44)

c) Conciliação.

1. Identificar o conflito: Entender a causa do conflito e os envolvidos, para que possam ver com clareza a forma de resolver a situação.

2. Conversar em particular com cada uma das partes: O objetivo é conseguir entender a perspectiva do conflito de cada um dos lados, analisar as versões de forma neutra. Deve ser feito com calma, sem agitação e confusão abrindo espaço para os dois lados igualmente.

3. Negociação: Serve como uma ferramenta para resolver conflitos e alcançar um acordo mutuamente aceitável entre as partes envolvidas.

3. Dramatizar uma situação de conflito ocorrida com você e analisar o seu comportamento na contradição e quais as opções de conciliação possíveis.

Item prático.

Baixe a Especialidade em PDF RESPONDIDA ou SEM RESPOSTA: