Especialidade de Física Respondida

Especialidade de Física Respondida
Especialidade-de-Fisica-Respondida
Especialidade na área de Ciência e Saúde.
Antes de imprimir ou copiar a especialidade, leia com atenção!

Especialidade de Física.


1. Definir o seguinte:

R: Ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, que são seus constituintes, e suas interações.
b) Massa.
R: A massa é a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo.
R: O termo trabalho é utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma força, ou seja, o Trabalho Mecânico. Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo.
d) Força.
R: Força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo.
e) Poder.
R: Se você se concentrar em um pensamento, sentir a emoção relativa a ele e realmente acreditar, aquilo que você pensar vai se realizar.
Você pode criar, atrair ou conseguir tudo o que quiser através do pensamento, só não consegue porque não acredita na própria capacidade.
Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acredita ter!
R: Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética.
Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.
R: Energia cinética é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move.
h) Peso.
R: Chamamos de peso, a força exercida pela Terra sobre um corpo que está nas proximidades dela.
R: O Universo conhecido manifesta-se basicamente através de duas formas: matéria ou energia. Esses dois aspectos, embora diferentes, pertencem à mesma realidade. Cientificamente, matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço. De modo mais simples, matéria é tudo aquilo que tem existência física, algo real. Água, terra, ar, borracha, porcelana e papel são exemplos de matéria. Ao contrário do quem muitos pensam a matéria não se apresenta apenas na forma sólida, mas também na forma líquida e gasosa.
R: A inércia consiste na tendência do corpo em manter sua velocidade vetorial. Veja o exemplo abaixo: Um corpo em repouso tende a permanecer nesta condição. Quando um ônibus dá uma arrancada, o corpo que está em repouso, não esperando o movimento, cai, pois insiste em manter o repouso.
k) Atrito.
R: A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos. Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento. Quando queremos que um objeto entre em movimento, aplicamos uma força sobre ele (puxando ou empurrando), porém, nem sempre esse objeto move-se.
l) Onda.
R: Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia.
R: O centro de gravidade é um ponto muito especial. Qualquer objeto se comporta como se todo o peso do corpo estivesse concentrado nele. Para um sistema contendo um número muito grande de partículas, continua valendo o resultado discutido para uma só partícula.
R: A notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos. O segredo é multiplicar um numero pequeno por uma potência de 10.
R: Zero absoluto, ou zero kelvin corresponde à temperatura de -273,15 °C ou -459.67 °F. O conceito de zero absoluto foi criado pelo físico William Thonsom e ocorre quando um corpo não contém energia alguma, e suas moléculas estão paradas. O conceito de zero absoluto corresponderia à temperatura mais baixa existente.
p) Fulcro.
R: Fulcro significa apoio, amparo, a algo ou a um indivíduo.
2. O que é método científico? Como o método científico pode ser usado no estudo da Bíblia?
R: É um conjunto de procedimentos que levam a um resultado que pode ser ou não o objetivo esperado. Ele pode ser usado para provar a veracidade da Bíblia através da ciência, comprovando o Dilúvio, vida de Jesus e outros fatos históricos relatados nela.
3. O que é uma experiência controlada?
R: É uma experiência realizada para fins científicos, com o objetivo de obter dados através dela, controlando-a dentre de alguns parâmetros de segurança.
4. Explicar os termos na equação E = MC2, de Albert Einstein.
R: É a teoria da Relatividade. Os termos são E (energia), M (massa) e C2(velocidade da luz ao quadrado).
5. Quais são as unidades de medida de massa, comprimento e tempo usadas pelo Sistema Internacional (SI)?
R: Massa – grama e quilograma.
Comprimento – centímetros, metros e quilômetros.
Tempo – segundos, minutos e horas.
6. Que unidades de medida são usadas para as profecias de tempo na bíblia? Em quais livros, capítulos e versículos podem ser encontradas?
R: As medidas de profecias são encontradas em Daniel (7:25; 12:7) e Apocalipse (11:2-3; 12:6 e 14; 13:5).
1 dia = 1 ano (Números 14:34) e Tempos = anos (Daniel 11:13).
7. Relacionar as 3 leis do movimento de Newton.
R: Principio da Inércia, Principio Fundamental, Principio de Ação e Reação.
8. Usando uma toalha de mesa e vários livros pesados, demonstrar a primeira lei de Newton.
A Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.
Item prático.
Só colocar ambos apoiados em algo, e deixa-los parados.
9. Usando um balão cheio de ar, demonstrar a terceira lei de Newton.
Terceira Lei de Newton. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo a recebe. Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação.
Item prático.
Se você soltar o balão com ar, a tendência dele é voar, se manter no ar por mais tempo, pois o ar dentro do balão exerce uma força, se ele estivesse vazio, não realizaria o mesmo que realiza quando tem ar dentro.
Encha o balão e o solte.



10. Demonstrar a experiência de Galileu ⎼ queda de um corpo – derrubando duas garrafas de plástico (uma cheia de água e a outra pela metade) ao mesmo tempo, de uma altura de 2 metros.
Item prático.
Registrar os resultados e retirar uma aplicação espiritual da experiência.
Essa eu vou deixar você mesmo responder, mas caso tenha alguma dúvida, estarei a disposição para ajudar.
11. Demonstrar a vantagem mecânica da alavanca, retirando um prego grande, pregando bem fundo numa madeira, usando apenas um martelo. Puxar um segundo prego usando um martelo e um pequeno bloco de madeira, localizado perto do prego, sob a cabeça do martelo. Anotar a diferença de força exigida para puxar o prego com as diferentes posições do martelo no bloco (fulcro) e tirar uma aplicação espiritual desta experiência.
Item prático.
Qualquer dúvida, falem com comigo nos comentários.