logo do blog desbrava7

Especialidade de sangue e defesas do corpo respondida

Antes de ir conferir a Especialidade de Sangue e Defesas do Corpo Respondida, leia com atenção a seguir:

1. Não entregue o relatório sem estudar, eu quero ajudar vocês, mas a intenção nunca foi investir pessoas que não merecem ser investidas.

2. No final da página se encontra todas as fontes de pesquisa, para se aprofundar mais sobre os assuntos, dê uma olhada.

3. Revise as respostas para que nenhum erro passe despercebido.

Agora pode ir conferir a especialidade e adicionar mais uma na faixa!

Especialidade de sangue e defesas do corpo respondida

Especialidade de Sangue e Defesas do Corpo Respondida

1. Nomear os 2 componentes do sangue. Qual a porcentagem de cada um?

R: O sangue é composto pelo plasma e pelos elementos celulares, que incluem células sanguíneas e fragmentos celulares. O plasma, que é a matriz líquida do sangue, corresponde a 55% do volume sanguíneo, enquanto os elementos celulares ocupam, aproximadamente, 45% desse volume.

2. Desenhar ou colar fotos dos seguintes tipos celulares do sangue, identificando todos: hemácia, plaqueta, neutrófilo, linfócito, eosinófilo, basófilo e monócito. Qual(ais) a(s) principal(ais) função(ões) de cada um?

Hemácia: Com a proteína Hemoglobina, são responsáveis pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue;

Plaqueta: Promovem a coagulação sanguínea com a formação do coágulo e auxilia na reparação da parede dos vasos sanguíneos;

Neutrófilo: Neutralização contra infecção bacteriana com liberação de enzimas; fagocitose de bactérias;

Linfócito: Linfócito B: produção de anticorpos, mediadores do sistema imunológico; Linfócitos T: destruição de células infectadas por vírus;

Eosinófilo: Neutralização contra infecção de parasitas com liberação de enzimas; modulação da inflamação;

Basófilo: Mediadores da inflamação com liberação de histamina e outros mediadores;

Monócito: Diferencia-se em Macrófagos para realizar fagocitose.

3. Fazer 2 das seguintes opções:

Item prático.

a) Observar algum profissional de saúde retirando o sangue de alguém e descreva quais são os cuidados necessários.

b) Visitar um laboratório onde são feitos exames de sangue. Se informar sobre quais exames são realizados lá e quais os procedimentos necessários para pelo menos 3 deles.

c) Visitar um banco de sangue. Perguntar como é feito o armazenamento do sangue, qual é o prazo de validade e quais os tipos com menor estoque.

4. Quais gases são transportados pelas hemácias? Explicar porque o sangue nas suas veias aparece azul/verde, mas se você se cortar ele é vermelho brilhante. Explicar porque a falta de ferro na dieta faz com que o sangue fique com uma tonalidade menos avermelhada.

R: Os gases transportados pelas hemácias são o O2 e o CO2.

Na verdade, nossas veias não são verdes, mas, sim, mais esbranquiçadas. Nós as enxergamos esverdeadas por causa do fenômeno óptico decorrente da mistura entre a cor do sangue e a de nossa pele.

O sangue que passa pelas veias é rico em dióxido de carbono (CO2). Ocorre que a alta concentração de CO2 confere ao sangue um tom vermelho mais escuro. É a combinação dessa tonalidade do sangue venoso com o amarelão da camada de gordura do corpo e da pele que dá a sensação visual de que as veias são verdes.

O ferro se faz necessário para a produção de células vermelhas do sangue (hemoglobina). A hemoglobina, que é produzida com o auxílio do ferro, dá ao sangue a cor vermelha e por isso nossa pele fica rosada. Quando há a deficiência de ferro, os níveis de hemoglobina caem e consequentemente nossa pele fica mais pálida.

5. Explicar como é formado um coágulo sanguíneo. Qual é o primeiro socorro utilizado para ajudar nesse processo?

R: Os coágulos sanguíneos são formados pela chamada cascata de coagulação que ativa uma série de proteínas que estão no sangue. Os coágulos são constituídos de plaquetas, um dos componentes do sangue, e fibrina, uma proteína.

O primeiro socorro que podemos utilizar caso haja um corte ou ferimento, é estancar o sangue com um pano/tecido limpo.

6. O que é preciso para ser um doador de sangue? Quais são os cuidados e recomendações principais? Quem não pode doar sangue?

R: Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período gestacional;
  • Período pós gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Extração dentária: 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectómica, colectomia: 6 meses;
  • Transfusão de sangue: 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária

7. Qual é o seu tipo sanguíneo? Para quais tipos sanguíneos você pode ser doador? De quais tipos sanguíneos você pode receber doação? Por quê? Faça uma tabela mostrando a compatibilidade sanguínea entre todos os tipos sanguíneos.

Essa questão é com você!

8. Além das células estudadas no item 2, quais são as outras células envolvidas na defesa do nosso organismo? Ilustre cada uma delas.

R: Linfócitos B, linfócitos T, macrófagos, células dendríticas e células natural killer (NK).

9. O que são anticorpos? Como eles atuam? São produzidos por quais células?

R: Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. Elas podem ser encontradas no plasma, em compartimentos citoplasmáticos, na superfície de algumas células, no líquido intersticial e até mesmo no leite materno.

Os anticorpos são produzidos por plasmócitos, que se formam após a diferenciação de um leucócito chamado de linfócito B. A produção de anticorpos ocorre após a estimulação do linfócito por determinado antígeno, como um vírus ou uma bactéria.

10. Citar, pelo menos, 5 diferenças entre a resposta imunológica inata e resposta imunológica adquirida.

R: A imunidade adquirida, é formada por células chamadas de linfócitos. Elas têm a habilidade de desenvolver ferramentas para atacar o invasor de maneira mais eficaz, memorizando a estratégia do ataque para que seja possível repetir mesmo depois de um tempo.

Para que a imunidade adquirida consiga desenvolver sua defesa, ela precisa ser apresentada a um invasor ou antígeno. Depois de ser apresentada, pode levar alguns dias para conseguir construir ferramentas eficientes para o combate. Apesar de ser mais demorada, a atuação é mais eficiente e precisa.

A resposta imunológica adquirida é aplicada em doenças, como sarampo ou varicela. Após o indivíduo ficar uma vez doente, o corpo já forma imunidade para o resto da vida. Esse mesmo princípio é utilizado para o desenvolvimento de vacinas, já que expondo o nosso corpo a um invasor que não causará danos, ele criará anticorpos.

A imunidade inata, é composta por células herdadas de nossos pais e desenvolvidas durante a gestação. A imunidade inata responde imediatamente contra o que for identificado como invasor, mesmo sem saber exatamente o que é esse invasor. São ações rápidas que não dependem de reconhecer qual é o tipo do invasor. É o oposto do que acontece com as células da imunidade adquirida.

As células da imunidade inata sinalizam um alerta, em formato de citocinas, para que recebam reforços no local onde existe uma infecção. Elas também podem levar antígenos até as células adaptativas para que atuem no combate dessa infecção.

Apesar de ser de ação rápida, a imunidade inata pode acabar lesionando tecidos que são saudáveis por engano, justamente por conta da falta de especificidade.

11. Citar 2 textos bíblicos em que o sangue está envolvido. Depois de estudar sobre o sangue, por que você acha que a Bíblia usa o sangue como símbolo do poder salvador de Deus?

Êxodo 12:7 – “E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem”.

Apocalipse 7:14 – “E eu disse-Lhe: Senhor, tu sabes. E Ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro”.

O sangue do Cordeiro, ou seu representante na Terra, purifica os nossos pecados e nos salva, se O aceitarmos.

12. Listar 10 hábitos de saúde que podem ajudar o seu corpo a se manter saudável e combater a infecção. Encontrar um texto do Espírito de Profecia para cada um deles. Mantenha um registro de, no mínimo, 1 mês no qual você aplicou estes hábitos.

Item prático.

  • Regime alimentar – Conselhos sobre Saúde pág. 107
  • Males da carne – CSa pág. 115
  • Preparar o próprio alimento – CSa pág. 116
  • Comer erroneamente destrói a saúde – CSa pág. 117
  • Comer com demasiada frequência, causa dispepsia – CSa pág. 118
  • Males a serem evitados – CSa pág. 119
  • Comer devagar – CSa pág. 120 e 121
  • Solene responsabilidade – CSa pág. 123
  • Alimentos estimulantes – CSa pág. 124
  • Combinação prejudicial – CSa pág. 149
  • Comer em excesso – CSa pág. 156
  • O estômago necessita de descanso – CSa pág. 158
  • Hábito – Mente, Caráter e Personalidade 2 Cap. 64

13. Definir os seguintes termos

a) Imunologia: É o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunológico) de todos os organismos.

b) Patógeno: Organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro.

c) Inflamação: É uma reação de defesa do organismo frente a uma agressão. Essa agressão pode vir de agentes físicos (cortes, contusões, queimaduras), químicos (agentes irritantes, corrosivos, dentre outros) e biológicos (infecções em geral).

d) Memória: É a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial). Também é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas.

e) Vacina: Preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.

f) Alergia: Conjunto de reações causadas por hipersensibilidade do sistema imunitário a agentes que geralmente causam pouco ou nenhum problema na maioria das pessoas.

g) Histamina: Mediador do sistema imunitário, produzida pelo nosso corpo em situações alérgicas.

h) Antígeno: Qualquer substância que ao ser introduzida no organismo faz com que seu sistema imune produza anticorpos contra ele.

i) Febre: Ou pirexia é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal em resposta a uma doença ou perturbação orgânica.

14. Citar 3 espécies de plantas tóxicas encontradas na sua região. O que fazer para evitar reação alérgica a elas? O que fazer caso tenha uma reação alérgica?

Esta você deve buscar, pois cada região pode diferir uma da outra.

Veja se há alguma espécie da sua região → Plantas venenosas próximas.

15. Descrever como funcionam as vacinas e os soros. Verificar seu cartão de vacina, caso esteja faltando alguma, procure um serviço médico e deixe-o em dia.

R: As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas. Os soros já contêm anticorpos prontos. As vacinas, graças às “células de memória”, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doença, proporcionando uma proteção rápida, mas temporária.

16. O que é AIDS? Como é transmitida? Existe cura? Qual a diferença entre HIV positivo e aidético?

R: A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotadas em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

IMPORTANTE: Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:

  • Relações sexuais sem preservativo.
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado.
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas. Ainda não existe cura!

Ter HIV não é o mesmo que ter AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e o tratamento evita que a pessoa desenvolva essa síndrome. Uma pessoa, após ter sido infectada pelo vírus HIV, pode permanecer muitos anos sem desenvolver nenhum sintoma. Nesse caso, dizemos que a pessoa está vivendo com HIV.

A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando a pessoa apresenta infecções oportunistas (que se aproveitam da fraqueza do organismo, como tuberculose e pneumonia) devido à baixa imunidade ocasionada pelo vírus.

17. Encontrar 3 referências bíblicas que falem sobre limpeza e controle da propagação das doenças.

Escolha três textos para responder esta questão.

  • Levítico 15:4-27;
  • Deuteronômio 23:12, 13;
  • Levítico 14:8, 9;
  • Levítico 5:2, 3 e Números 19:16;
  • Levítico 11:32-40, 13:29-59 e 15:1-15;

18. Onde as células sanguíneas são produzidas? Onde são hemolisadas? Qual é o tempo médio que uma hemácia vive?

R: Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.

A hemólise ocorre principalmente no baço, sendo considerada extravascular.
A hemácia ou eritrócito vivem por aproximadamente 120 dias.

19. Realizar um dos seguintes:

Item prático.

a) (Para aqueles com menos de 18 anos): convidar uma pessoa para doar sangue e acompanhar o processo de doação.

b) (Para aqueles com mais de 18 anos): procurar o sistema médico e fazer uma doação de sangue (se estiver apto). Caso não possa doar, convidar uma pessoa para doar e acompanhar o processo de doação.

Fontes pesquisadas:
https://educacao.uol.com.br
https://www.odontologistas.com.br
https://super.abril.com.br
https://www.mundoboaforma.com.br
https://cuidadospelavida.com.br
http://www.saude.gov.br
https://www.medicinamitoseverdades.com.br
https://beduka.com
https://brasilescola.uol.com.br
https://www.infoescola.com
https://www.bibliaonline.com.br
https://versiculoscomentados.com.br
http://ellenwhite.cpb.com.br
https://pt.wikipedia.org
http://www.medapharma.com.br
https://www.atlasdasaude.pt
https://www.hipercultura.com
http://www.farmacia.pe.gov.br
https://www.sobiologia.com.br
http://www.saude.gov.br
https://hilab.com.br
https://www.jw.org
http://ultimato.com.br
https://www.msdmanuals.com
http://www.medicinanet.com.br
https://www.biologianet.com

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos

Gostou do conteúdo? Compartilhe para alcançar mais pessoas!