logo do blog desbrava7

Especialidade de Pescaria Respondida

Especialidade de Pescaria respondida
Você já tem a Especialidade de Pescaria? Não? Então, para de perder tempo e vem conferir!

Especialidade de Pescaria

 
1. Qual a diferença entre pesca e pescaria?
R: A pesca é o ato de capturar animais aquáticos, a ação propriamente dita, enquanto que a pescaria abrange o processo todo, e por sua vez, engloba o ecossistema, os animais, os instrumentos necessários e meios de locomoção.
2. Explique as seguintes modalidades:
a) Pesca de subsistência.
R: O homem utiliza dessa atividade extrativista para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda ou escambo.
b) Pesca esportiva.
R: É a pesca que se pratica enquanto atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora.
3. Listar 5 diferentes métodos de pesca e demonstrar, ao menos, 2 a seu instrutor.
1. Pesca de piracema
2. Pesca com dispositivos fixos (armadilhas)
3. Pesca com timbó (tinguijada)
4. Pesca com malhadeiras
5. Pescaria de anzol
 Leia mais sobre cada um desses métodos de pesca.
4. Qual a melhor maré para a pesca? Qual a relação entre a lua e os diferentes tipos de maré?
• Afirmar categoricamente qual melhor maré ou lua para se praticar a pesca é algo impossível, entretanto, é fato que nas chamadas marés pequenas ou mortas, que acontecem quando a Lua está em fase minguante ou crescente, a correnteza é menor, facilitando o posicionamento das iscas onde se deseja pescar.
• Dependendo da posição dos dois astros em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares. Quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados – ou, como dizem os astrônomos, em oposição ou conjunção -, a atração gravitacional dos dois últimos se soma, ampliando seu efeito na massa marítima. Por outro lado, quando as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, quase não há diferença entre maré alta e baixa. Mas esse jogo de forças não é igual em toda parte, porque o contorno da costa e as dimensões do fundo do mar também alteram a dimensão das marés. “Em certas regiões abertas, a água se espalha por uma grande área e sobe só alguns centímetros nas marés máximas. Em outras, como um braço de mar estreito, o nível pode se elevar vários metros”, diz o oceanógrafo Joseph Harari.
5. Fazer um quadro usando figuras, fotos ou desenhos das iscas e anzóis mais comuns em sua região, explicando as variações e indicações de cada um.
Item prático.
2 sites que vão ajudar na pesquisa de vocês.
6. Participar de uma viagem ou passeio de pesca e pescar, ao menos, 2 peixes, cada um utilizando um método diferente, dentre os listados no requisito 3.
Item prático.
7. Fazer o seguinte:
a) Uma coleção de fotos de 30 peixes comuns em sua região, identificando seus nomes, local de habitação, dieta, etc.
Item prático.
b) Uma coleção de fotos de 10 peixes venenosos, tendo, no mínimo, 5 nativos de sua região ou país.
Item prático.
Sites para ajudar em sua pesquisa.
8. Ler Deuteronômio 14:9 e 10. Após a leitura, separar os peixes do requisito 7 entre puros e impuros, explicando a importância de saber separá-los.
Item prático.
Deuteronômio 14:9 e 10. “De peixes, apenas comerão os que têm escamas e barbatanas; todas como outras espécies são cerimonialmente impuras.”
Agora você vai separar os peixes puros e os impuros, usando como base a lista de peixes que fez no item 7, letra A e B.
Leia Animais Limpos e Imundos e Animais Limpos e Imundos para entender a importância de saber separá-los.
A importância de saber identificar, é para que você não se contamine e desagrade a Deus, e também é importante não se alimentar deles, porque fazem mal a saúde, como já foi comprovado.

9. Ler Lucas 5: 1 a 10. Em seguida, fazer uma lista apresentando, ao menos, 10 diferentes formas de demonstrar em sua vida como ser um “Pescador de Homens”.
Item prático.
 

Lucas 5: 1-10.1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.

Sites que tirei as respostas.