logo do blog desbrava7

Classe de Guia Respondida: Gerais + Descoberta Espiritual

Duas meninas felizes com um mapa e uma camera na mao

Muitas pessoas me pediram a Classe de Guia, então quero todo mundo compartilhando muito esse post!

I. GERAIS


1. Ter, no mínimo, 15 anos de idade.

2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.

Frequente o clube, por no mínimo, 3 meses.

3. Memorizar e explicar o Voto de Fidelidade à Bíblia.
Voto de Fidelidade à Bíblia: Prometo fidelidade à Bíblia, à sua mensagem, de um Salvador crucificado ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade à todos que nEle creem.
“Prometo fidelidade à Bíblia”: Isso indica a fidelidade à bíblia por completo, não apenas em parte.
“à sua mensagem de um Salvador”: O voto enfatiza que é a Bíblia que nos traz a mensagem de que temos salvação através de Cristo Jesus.
“crucificado, ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade a todos que nEle creem”: Temos um Salvador que morreu por nós em uma das mortes mais cruéis da história (a morte de cruz), e que também não ficou morto mas ressuscitou e hoje pode nos dar vida (plena) e liberdade (dos nossos vícios e pecados).
4. Ler o livro do Clube de Leitura do ano em curso e resumi-lo em uma página

Encontre seu livro no Drive do Blog.

5. Ler o livro Nossa Herança.

Veja Livro Nossa Herança para Download.

II. DESCOBERTA ESPIRITUAL


1. Memorizar e demonstrar o seu conhecimento:

a) As 3 Mensagens Angélicas: Reveladas em Apocalipse 14:6-12.

A Mensagem do Primeiro Anjo.
Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que assentam sobre a Terra, e a cada nação e tribo e língua e povo, dizendo em grande voz: “Temei a Deus e dai -lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo e adorem aquele que fez o céu, a terra e o mar e as fontes das águas”.
A Mensagem do Segundo Anjo.
“Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”.
A Mensagem do Terceiro Anjo.
Terceiro anjo dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
b) 7 Igrejas: O nome das igrejas do Apocalipse.

As sete Congregações citadas são:
Éfeso (Apocalipse 2:1-7)
Esmirna (Apocalipse 2:8-11)
Pérgamo (Apocalipse 2:12-17)
Tiatira (Apocalipse 2:18-29)
Agora é com vocês!
… (Apocalipse 3:1-6)
… (Apocalipse 3:7-13)
… (Apocalipse 3:14-22)
c) Pedras preciosas: Quais as pedras preciosas dos 12 fundamentos da cidade santa – a nova Jerusalém.

Apocalipse 21: 14, 19, 20.
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa.
O primeiro fundamento era jaspe;
o segundo, safira;
o terceiro, calcedônia;
o quarto, esmeralda;
O quinto, sardônica;
o sexto, sárdio;
o sétimo, crisólito;
o oitavo, berilo;
o nono, topázio;
É com vocês, vão lá em apocalipse.
o décimo, …
o undécimo, …
duodécimo, …
2. Ler e explicar os versos abaixo:

a) I Coríntios 13.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Sem amor, nada que fizermos é válido, pois só o amor a Deus nos faz guardar a lei de verdade.
Agora que você entendeu o que pra fazer, é com você!
b) II Cron. 7:14.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

c) Apoc. 22:18-20.
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
d) II Tim. 4:6-7.

Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

e) Romanos 8:38-39.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

f) Mateus 6:33-34.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Devemos buscar a Deus primeiramente, ter comunhão e relacionamento com Ele e o restante Deus cuida. Não seja ansioso(a) com o dia de amanhã, não sofra por antecedência, viva um dia de cada vez.

3. Descrever os dons espirituais mencionados nos escritos de Paulo (Coríntios, Efésios, Filipenses) e para que a igreja recebe estes dons.

Veja Os Dons Espirituais nos Escritos de Paulo.

4. Estudar a estrutura e serviço do santuário no Antigo Testamento e relacionar com o ministério pessoal de Jesus e a cruz.
O Santuário era o lugar onde o perdão dos pecados era obtido. O serviço do Santuário apontava para a remoção (ou perdão) do pecado vindo do pecador e transferindo este pecado e sua recompensa (morte) para o substituto (o cordeiro). O pecador colocava suas mãos sobre a cabeça do cordeiro e confessava seu pecado. Então o pecador matava a ovelha no Altar das Ofertas Queimadas. O sangue do cordeiro era então aspergido antes do véu pelo Altar do Incenso no Lugar Santo. Desta maneira simbólica, o pecado cometido era então perdoado e era atribuído ao Santuário. Este trabalho de sacrifício era realizado pelos pecadores todos os dias; então se tornou conhecido como “diário.”
O Santuário do Antigo Testamento consistia em três seções: O Pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Cada uma destas seções tinha sua própria mobília: No Pátio estava o Altar da Queima e Oferecimento dos Sacrifícios. No Lugar Santo, estavam a Mesa dos Pães da Proposição, os Sete Castiçais e o Altar do Incenso. No Lugar Santíssimo, estava a Arca do Concerto, contendo os 10 Mandamentos. A Arca tinha uma tampa dourada chamada Tampa de Expiação ou Propiciatório a qual cobria a Lei. Sobre o Propiciatório estavam dois querubins, e entre eles estava a Glória Shekinah, a presença literal de Deus na terra.
O Santuário era também conhecido por tabernáculo. Após o povo hebreu sair do Egito, aventurar pelo deserto, atravessar o mar e receber a Lei em duas Tábuas de Pedra, a seguinte ordem foi dada por Deus: “E me farão um santuário para que possa habitar no meio deles” Êxodo 25:8 moisés coordenou a construção do santuário seguindo instruções específicas de Deus: “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” Êxodo 25:40. Este santuário possuía dois compartimentos. O primeiro chamava-se o “Santo Lugar” . Nele encontrava-se o “candeeiro, a mesa e a exposição dos pães”. O segundo compartimento chamava-se “Santo dos Santos” Hebreus 9:1-4, o qual pertencia um altar de ouro para o incenso (representando as orações de todos os santos) Apocalipse 8:3. Também havia a Arca da Aliança com uma tampa que se chama Propiciatório (que representa o trono de Deus) Êxodo 25:21
5. Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do Clube, no culto JA ou na escola sabatina.

Veja Especialidade História dos Pioneiros Respondida.

Nessa especialidade tem a historia resumida de alguns pioneiros, escolha 3 e apresente.

6. Leitura bíblica:

• At 9:1-31, 9:32-43, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 17:1-15, 17:16-34, 18, 19:1-22, 19:23-41, 20, 21:17-40, 22:1-16, 23, 24, 25, 26, 27, 28.
• Rm 12, 13, 14.
• 1 Co 13.
• 2 Co 5:11-21, Co 11:16-33, 12:1-10.
• Gl 5:16-26, 6:1-10.
• Ef 5:1-21, 6.
• Fp 4.
• Cl 3.
• 1 Ts 4:13-18, 5.
• 2 Ts 2, 3.
• 1 Tm 4:6-16, Tm 5:1-16, 6:11-21.
• 2 Tm 2, 3.
• Fm.
• Hb 11.
• Tg 1, 3, 5:7-20.
• 1 Pe 1, 5:1-11.
• 2 Pe 3.
• 1 Jo 2, 3, 4, 5.
• Jd 1:17-25.
• Ap 1, 2, 3, 7:9-17, 12, 13, 14, 19, 20, 21.

— ♥ —

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!