Especialidade de Peixes Respondida

Especialidade-de-Peixes-Respondida

Especialidade de Peixes, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Peixes.




1. Aproximadamente, quantas espécies de peixes existem ao redor do mundo?


R: Existem 24 mil espécies de peixes, sendo 350 espécies na Mata Atlântica, 50 em Pampa, 325 no Pantanal, 239 na Caatinga, 1,2 mil no Cerrado e 3 mil espécies na Amazônia.

2. Por que os peixes são considerados animais pecilotérmicos?

R: Porque a temperatura do seu corpo varia de acordo com a do ambiente. A temperatura do corpo dos peixes em geral mantém-se mais ou menos próxima à temperatura ambiental.

3. Quais as principais diferenças entre peixes condrictes e peixes osteíctes? Citar 5 exemplos de cada um.

R: Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. Outra diferença marcante diz respeito às brânquias. Os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção.

As escamas também podem ser usadas na diferenciação desses dois grupos. Enquanto os peixes cartilaginosos possuem escamas placoides e de origem dérmica e epidérmica, os peixes ósseos apresentam escamas de origem exclusivamente dérmica. Observando a boca, também é possível verificar uma diferença. Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo.


Exemplos de peixes condrictes: Arraia, Tubarão e Torpedo.
Exemplos de peixes osteíctes: Robalo, Manjuba e Tainha.

4. Dar o nome de 10 famílias de peixes.

R: Toxotídeos, Helostomatídeos, Quetodontídeos, Triglídeos, Cienídeos, Apogonídeos, Acanturídeos, Siganídeos, Gobiídeos e Policentrídeos.

5. Identificar, por meio de desenho ou fotografia, 15 peixes típicos de seu país. Mencionar seu habitat, alimentação e tipo procriação.

Peixe-Acara-Bandeira

Peixe-Acara-Disco

Peixe-Acara

Peixe-Abotoado

Peixe-Andira

Peixe-Apaiari

Peixe-Apapa

Peixe-Aruana

Peixe-Barbado

Peixe-Barrigudinho

Peixe-Bicuda

Peixe-Cachara

Peixe-Cachorra

Peixe-Candiru

Peixe-Capapari

6. Descobrir o que são peixes diádromos e dê, ao menos, 5 exemplos.

R: Os peixes que ao longo do seu ciclo de vida migram do mar para o rio, ou vice-versa.
Ex.: Salmão-do-Atlântico, Sável, Lampreia-de-rio, Enguia-europeia e Tainha-fataça.

7. Qual o maior peixe do mundo? A que tamanho pode chegar? Onde ele vive? Do que se alimenta? Qual sua relação com o homem?

R: Tubarão-Baleia. Esse animal pode atingir até 20 metros de comprimento e pesar mais de 12 toneladas. Vive em ambiente marinho, nas águas tropicas e quentes temperadas. Ele alimenta-se de pequenos organismos, tais como pequenos crustáceos que formam o chamado plâncton. Eles também comem alguns peixes e moluscos, como as lulas.

Por frequentarem sempre as mesmas regiões, esses pontos são geralmente fonte de muita exploração turística. Na Austrália, por exemplo, existem pontos em que é possível nadar tranquilamente com esses animais. Apesar do nome tubarão ser bastante assustador, os tubarões-baleia são animais muito dóceis, por isso, nadar com eles não gera muitos riscos.


8. Definir as seguintes partes de um peixe:

a) Barbatana dorsal.
R: Nadadeira situada nas costas do peixe, conhecida como dorso.

b) Barbatana peitoral.
R: Nadadeiras que auxiliam no impulso do peixe e mudança de direção.

c) Barbatana pélvica.
R: Nadadeira situada na pélvis dos peixes.

d) Barbatana anal.
R: Nadadeira situada próxima ao ânus.

e) Barbatana caudal:.
R: Nadadeira principal, que dá a direção ao peixe, como um leme.

f) Linha lateral.
R: Linha com ausência de musculatura, formando uma linha de gordura e cartilagem.

g) Opérculo.
R: Dobra cutânea que recobre lateralmente a cavidade branquial dos peixes ósseos.

h) Barbilhos.
R: Filamento olfativo ou gustativo de cada lado boca de certos peixes.

i) Guelras.
R: Aparelho respiratórios dos peixes.
9. O que é e qual a utilidade da bolsa olfatória?

R: São formadas por células localizadas nas narinas e associadas à percepção de cheiros das substâncias dissolvidas na água. O sentido do olfato dos peixes é geralmente muito aguçado. O tubarão, por exemplo, pode “farejar” sangue fresco a dezenas de metros de distância.

10. O que é e como funciona a bexiga natatória?

R: Propicia a sustentação necessária para que atinjam a flutuabilidade neutra. O fato de um determinado peixe possuir uma bexiga natatória está mais relacionado aos seus hábitos de vida do que a sua posição taxonômica.




11. Explicar o funcionamento da linha lateral dos peixes e listar 3 de suas utilidades.

R: A linha lateral pode ser facilmente identificada em alguns peixes por estar posicionada nos flancos laterais e é formada por escamas com poros, ou aberturas na pele, que expõem os neuromastos para o meio exterior. Este órgão está presente também em anfíbios, na fase larval (girinos). As linhas laterais desempenham um papel importante no comportamento, na predação e na orientação de peixes.


12. Como funciona a respiração branquial presente na maioria dos peixes?

R: Nesse tipo de respiração, típica de animais aquáticos, as trocas gasosas ocorrem nas brânquias, órgãos em formato de lâmina e bastante vascularizados. Para que ocorra a respiração branquial nos peixes, por exemplo, a água entra pela boca e sai pelas fendas branquias. Quando ocorre a passagem pelas fendas, o oxigênio da água passa para o interior dos vasos sanguíneos e o gás carbônico presente nos vasos sai para a água.

Especialidade enviada pela desbravadora Thayres, obrigada! 



Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!