Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade Respondida

Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade Respondida
Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos.

Especialidade de Reciclagem e Sustentabilidade




1. Definir a palavra Reciclagem.

R: É o termo usado para designar o reaproveitamento de materiais da obra-prima.
2. Qual o significado dos 5RS da Educação Ambiental.
Repensar: Repensar hábitos de consumo e descarte.
Reduzir: Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade.
Recusar: Quando recusa-se produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo.
Reutilizar: Ao reutilizar, estar-se-á ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens.
Reciclar: Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.
3. Quais as cores usadas para separar o lixo para reciclagem? E quais lixos são separados de acordo com a cor?
Azul: Papel e papelão.
Vermelho: Plástico.
Verde: Vidro.
Amarelo: Metal.
Preto: Madeira.
Laranja: Resíduos perigosos.
Branco: Resíduos ambulatoriais e de serviço saúde.
Roxo: Resíduos radioativos.
Marrom: Resíduos orgânicos.
4. Fazer um relatório de no mínimo de 200 palavras e no máximo 500, sobre por que é importante reciclar o lixo no contexto social e ambiental nos dias atuais?
Até a metade do século 20 o lixo não significava um problema. A maior parte dele era formada por materiais orgânicos, como restos de frutas e verduras, assim como de animais, e tudo isso é degradável pela ação da natureza. O lixo era menor e facilmente transformado pelo próprio Meio Ambiente em nutrientes para o solo. Mas a população mundial cresceu, houve o surgimento da indústria e o modo de vida das pessoas mudou. Hoje é comum a compra de alimentos e outros produtos embalados, prontos para o consumo. Tudo isso passou a significar também montanhas e montanhas de embalagens, sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, latas disso e daquilo… E o que é pior: são materiais que a natureza demora muito (quando consegue) para degradar e incorporar novamente ao ciclo da vida. A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento em que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias.
Nas cidades que contam com serviços de coleta do lixo esse é armazenado em dois tipos de “depósitos”: OS ATERROS SANITÁRIOS onde o lixo é enterrado e compactado; e OS LIXÕES nos quais os dejetos ficam expostos a céu aberto e muitas vezes são queimados. Infelizmente isso gera um enorme impacto ambiental (qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, resultante das atividades humanas). Os lixões retratam além dos problemas ambientais os sociais, pois neles uma parcela excluída da sociedade busca materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros). Ás vezes buscam também alimentos para o consumo, ou melhor, restos estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana. Os lugares que abrigam os depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais do município. Mas se atitudes não forem tomadas em poucos anos sofreremos maiores consequências como a contaminação do solo, dos lençóis de água e das pessoas que trabalham ou moram próximo desses locais.
Felizmente grande parte desses materiais pode ser reaproveitada ou reciclada, evitando o acúmulo de lixo no solo de nossas cidades e reduzindo o desperdício de recursos naturais.
5. Elaborar e demonstrar em forma de cartaz ou multimídia, uma tabela contendo os resíduos naturais e artificiais com o tempo de decomposição de cada um.
6. Pesquisar e apresentar em forma de desenho, escrito ou multimídia uma estimativa de futuro, na qual apresente quais os impactos ambientais que o lixo irá causar ao homem e ao meio ambiente caso haja uma atitude imediata sobre a reciclagem do lixo.
O primeiro ponto gravíssimo é na taxa de mortalidade exponencial de diversas espécies marinhas, devido o acúmulo de lixo nos mares e oceanos como embalagens, sacolas e etc, alguns peixes podem vir a ingerir esse resíduos, ou até mesmo ficando presos no mesmo. Outro ponto é a contaminação e aparição de doenças na população: devido o acúmulo de lixo, pode ocasionar de parte dele ir parar em lagos ou em rios que abastecem vilas ou cidades, pessoas que são dependentes e usam dessas fontes para obter água para diversos fins. Aumento de gases poluentes na atmosferas, o que pode acarretar na chamada inversão térmica ou o agravamento do efeito estufa: com a incineração do lixo,alguns gases pesados como metano e etc sobem para a atmosfera, afetando não só o meio ambiente, mas também as pessoas que podem vir a respirar esse ar poluído. Várias são as catástrofes que podem ser consequências da poluição, mas tomo essa como as principais e mais graves.
7. Pesquisar em seu município, quais são as medidas públicas que estão sendo adotadas para o trabalho de coleta seletiva da cidade. Apresentar um relatório.
Item prático.
8. Definir os seguintes termos:
a) Sustentabilidade.
R: Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento.
b) Impacto Ambiental.
R: Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano. Os impactos ambientais podem ser dos tipos positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.
c) Preservação.
R: Série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.
d) Biodegradáveis.
R: É o termo dado para a decomposição natural de materiais no ambiente. Essa decomposição pode ser feita também com a ajuda de bactérias e fungos. Os produtos feitos de forma biodegradável utilizam materiais renováveis (são recursos naturais em que suas fontes são retiradas da natureza e entendemos como fontes inesgotáveis que se regeneram ou que se recompõe de forma contínua e rápida).
9. Citar e apresentar de forma oral, algum texto bíblico que mencione a importância do cristão se conscientizar sobre a conservação, orientação, preservação e sensibilização no meio ambiente.
Gn. 1:01.
Gn. 2:15.
Lv. 25:4.
Dt. 22:6 e 7.
Jo. 6:12.
Ap. 11:18.





10. Item prático:
a) Criar e apresentar dois brinquedos feitos com material reciclado e dois utensílios de casa.
b) Obs.: Procurar fazê-los dando o melhor acabamento possível.

Especialidade enviada pela desbravadora Ana, obrigada! ♥

Se você também quiser enviar uma especialidade, o e-mail é araujogabrielle@hotmail.com 
— ♥ —
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!