Especialidade de Faróis Respondida

Especialidade de Faróis Respondida, veja os itens e adicione mais essa especialidade na sua faixa!

Especialidade de Faróis Respondida

Especialidade de Faróis Respondida

1. Responda as seguintes questões relacionadas a faróis:

a) Qual a função de um farol?

R: Os faróis servem como instrumentos de orientação aos navegantes e de alerta para indicar portos, recifes, bancos de areia e outros perigos.

b) Quais os primeiros faróis construídos de que se tem registro?

R: O primeiro farol registrado foi o de Alexandria (280 a.C., no Egito). Outro dos mais antigos é o Farol de Hércules (século I d.C., na Espanha).

c) Qual o nome do farol mais famoso do mundo antigo?

R: O farol mais famoso do mundo antigo é o Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

d) Como é chamada a pessoa que estuda faróis?

R: Quem estuda ou é entusiasta por faróis é chamado de farologista.

e) Todos os faróis têm um zelador? Se não, como eles funcionam de forma autônoma?

R: Antigamente os faróis tinham faroleiros responsáveis pela luz e manutenção. Hoje, são automatizados, funcionando com energia elétrica, solar e sistemas remotos, dispensando a presença constante de zeladores.

2. Faça uma pesquisa sobre a estrutura e funcionamento das lentes de Fresnel e explique por que são tão eficazes.

R: Uma Lente de Fresnel é um tipo de lente inventada pelo físico francês Augustin-Jean Fresnel. Criada originalmente para uso em faróis de sinalização marítima, seu desenho possibilita a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal sem o peso e volume do material que seriam necessários a uma lente convencional. Comparadas a estas, as Fresnel são bem mais finas, permitindo a passagem de mais luz, e assim os faróis com elas equipados são visíveis a distâncias bem maiores

3. Quais combustíveis têm sido usados em faróis no decorrer da história?

R: Os primeiros faróis usavam fogueiras como fonte de luz. Mais tarde, passaram a usar grandes lamparinas que queimavam óleo ou gás. Atualmente, a fonte luminosa padrão é a lâmpada elétrica. A luz da lâmpada passa por uma lente especial, onde é transformada em um feixe luminoso que pode ser visto de longe.

4. Todos os faróis ficam localizados próximos das costas oceânicas? Se não, liste outras localidades onde os faróis podem ser encontrados.

R: Não, nem todos os faróis ficam próximos da costa. Eles podem ser instalados em diversos locais estratégicos para auxiliar na navegação, como:

  • Em ilhas ou rochedos afastados da costa, para sinalizar perigos ou orientar navios;
  • Em entradas de rios e portos, para guiar embarcações com segurança;
  • Em áreas perigosas no mar, como recifes e bancos de areia;
  • Em embarcações fixas chamadas barcos-faróis, usadas quando não há terra próxima disponível para a instalação de um farol tradicional.

Essa distribuição garante segurança e orientação para navegantes em diferentes situações e regiões.

5. Como é chamado o indivíduo que trabalha em faróis no seu país? Qual órgão do governo é responsável pela manutenção e fiscalização dos faróis em seu país?

R: O indivíduo que trabalha em faróis é chamado de faroleiro.

No Brasil, a manutenção e fiscalização dos faróis é responsabilidade do Ministério da Marinha, por meio do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CSN).

6. Os faróis que são visíveis no mar durante o dia possuem uma pintura específica em sua construção. Como essa pintura é chamada?

R: A pintura é chamada de faixa diurna ou sinalização diurna. Ela consiste em listras ou padrões contrastantes que aumentam a visibilidade do farol durante o dia, permitindo que os navegantes o identifiquem facilmente.

7. O que é um dispositivo de aviso sonoro de nevoeiro? Por que são usados em faróis? Quais são as 3 coisas que interferem em quão longe o aviso sonoro pode ser ouvido?

Dispositivo de aviso sonoro de nevoeiro: É um equipamento acústico (apito, sino, gongo, sirene ou buzina) instalado em faróis para alertar navegantes quando a visibilidade está baixa devido a nevoeiro, bruma ou cerração.

Função: Permite que os navegantes se orientem e evitem perigos, mesmo quando os sinais visuais (como a luz do farol) não podem ser vistos.

Fatores que interferem na distância do som:

  1. Condições meteorológicas (nevoeiro, vento, chuva, umidade);
  2. Obstáculos físicos no entorno (terrenos, construções ou ondas do mar);
  3. Intensidade e tipo do dispositivo sonoro usado (potência do apito, sino ou sirene).

8. Uma vez que os faróis são comumente identificados por uma luz, pesquise o significado de Luz na Bíblia completando o seguinte:

a) Encontre o tema “Luz” numa concordância bíblica, leia os textos relacionados e participe de uma discussão sobre o significado da luz na Bíblia.

  • Uma concordância bíblica é um índice de palavras que aparecem na Bíblia, mostrando todos os versículos em que essa palavra é usada.

b) Explique por que a palavra de Deus pode ser comparada a um farol.

  • A Palavra de Deus funciona como um farol: ela nos guia pelo caminho certo, nos alerta sobre perigos espirituais e nos ajuda a permanecer firmes na direção correta, assim como um farol orienta os navegantes durante a noite ou em condições de pouca visibilidade.

c) Memorize e explique o significado de João 8:12.

  • Quem segue a Jesus nunca estará perdido, pois Ele é a salvação (luz) do mundo.

Baixe a Especialidade de Faróis em PDF RESPONDIDA ou SEM RESPOSTA:

Gostou do conteúdo? Confira outros conteúdos do D7 ↓

Siga o Desbrava7 nas Redes Sociais

veja outros conteúdos