Especialidade de Faróis Respondida

Especialidade de Faróis Respondida
Especialidade de Faróis, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Faróis


1. Responda as seguintes questões relacionadas a faróis:

a) Qual a função de um farol?
R: Os faróis foram criados como instrumentos de orientação aos navegantes, para indicar a entrada de portos ou a presença de recifes, bancos de areia e outras áreas perigosas.
b) Quais os primeiros faróis construídos de que se tem registro?
R: O primeiro farol de que se tem registro é o farol de Alexandria, construído em 280 a.C. na ilha de Faros.
c) Qual o nome do farol mais famoso do mundo antigo?
R: O farol é chamado La Jument e é um dos mais espetaculares faróis da costa francesa.
d) Como é chamada a pessoa que estuda faróis?
R: Aqueles que estudam ou são entusiastas pelos Faróis são conhecidos como Farologistas.
e) Todos os faróis têm um zelador? Se não, como eles funcionam de forma autônoma?
R: Antes de sua automação no século 20, os faróis acomodavam sistemas complexos bem como pessoal de manutenção e responsável pela iluminação 24h por dia. Além do farol, era preciso ter um prédio com uma estação completa de iluminação que incluía sinais de nevoeiro, garagem para barcos, acomodações para o faroleiro e seus familiares e uma casa separada para isolar os agentes inflamáveis que impulsionavam as lâmpadas.
2. Faça uma pesquisa sobre a estrutura e funcionamento das lentes de Fresnel e explique por que são tão eficazes.
R: Uma Lente de Fresnel é um tipo de lente inventada pelo físico francês Augustin-Jean Fresnel. Criada originalmente para uso em faróis de sinalização marítima, seu desenho possibilita a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal sem o peso e volume do material que seriam necessários a uma lente convencional. Comparadas a estas, as Fresnel são bem mais finas, permitindo a passagem de mais luz, e assim os faróis com elas equipados são visíveis a distâncias bem maiores
3. Quais combustíveis têm sido usados em faróis no decorrer da história?
 
R: Os primeiros faróis usavam fogueiras como fonte de luz. Mais tarde, passaram a usar grandes lamparinas que queimavam óleo ou gás. Atualmente, a fonte luminosa padrão é a lâmpada elétrica. A luz da lâmpada passa por uma lente especial, onde é transformada em um feixe luminoso que pode ser visto de longe.
4. Todos os faróis ficam localizados próximos das costas oceânicas? Se não, liste outras localidades onde os faróis podem ser encontrados.
R: Não, nos pontos afastados da costa, quando não há possibilidade de se estabelecer uma unidade fixa, empregam-se barcos-faróis, que ficam ancorados próximos aos locais perigosos.
5. Como é chamado o indivíduo que trabalha em faróis no seu país? Qual órgão do governo é responsável pela manutenção e fiscalização dos faróis em seu país?
R: Faroleiro é aquele que tem a missão de cuidar de um farol. Individuo empregado no serviço dos faróis. No Brasil, os Faróis são coordenados pelo Ministério da Marinha através do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego.
6. Os faróis que são visíveis no mar durante o dia possuem uma pintura específica em sua construção. Como essa pintura é chamada?
R: A pintura listada ou com outros padrões aumenta a visibilidade na parte da manhã e da tarde. Sistema de sinalização Náutica.
7. O que é um dispositivo de aviso sonoro de nevoeiro? Por que são usados em faróis? Quais são as 3 coisas que interferem em quão longe o aviso sonoro pode ser ouvido?
R: Os sinais sonoros são dotados de equipamento acústico (apito, sino, gongo, sirene ou buzina de cerração) e destinam–se a orientar o navegante mediante a emissão de sons especiais, em situações de visibilidade restrita, quando os sinais cegos e luminosos, devido à cerração, nevoeiro ou bruma, só dificilmente são vistos, mesmo em distâncias muito curtas.
8. Uma vez que os faróis são comumente identificados por uma luz, pesquise o significado de Luz na Bíblia completando o seguinte:
Item prático.
a) Encontre o tema “Luz” numa concordância bíblica, leia os textos relacionados e participe de uma discussão sobre o significado da luz na Bíblia.

O que é concordância bíblica? São textos que se ligam e se completam. Leia aqui para entender melhor.

b) Explique por que a palavra de Deus pode ser comparada a um farol.

A palavra de Deus é nosso guia, assim como o farol, ela nos guia pelo caminho certo até o nosso destino (céu).

c) Memorize e explique o significado de João 8:12.
Quem segue a Jesus nunca estará perdido, pois Ele é a salvação (luz) do mundo.

Eu não adicionei essas ultimas respostas na especialidade para download, pois cada um tem seu modo de interpretar, então preencham vocês mesmos.