Especialidade de Segurança Contra Incêndios é uma das novas especialidades do Novo Manual de Especialidades 2025, venha conferir os itens e adicionar mais essa especialidade na sua faixa!

Especialidade de Segurança Contra Incêndios
1. Sobre o fogo:
a) Quais elementos são necessários para se iniciar uma combustão?
R: Os quatro elementos essenciais necessários para iniciar e sustentar uma combustão, formando o chamado tetraedro do fogo, são:
- Combustível: O material que queima (por exemplo, madeira, papel, gás).
- Oxigênio (Comburente): O oxigênio do ar é necessário para reagir com o combustível.
- Calor (Energia de Ativação): A temperatura necessária para iniciar a reação de combustão.
- Reação em Cadeia: A continuidade da combustão através da liberação de radicais livres que propagam a chama.
b) Explicar o que é o tetraedro do fogo;
R: O tetraedro do fogo é um modelo didático que representa os quatro elementos essenciais necessários para que o fogo exista e se mantenha. Inicialmente, era conhecido como triângulo do fogo (combustível, comburente e calor), mas foi atualizado para o tetraedro com a adição da reação em cadeia para descrever a combustão sustentada. Se qualquer um dos quatro elementos for removido, o fogo será extinto.
c) Quais são os três pontos de temperatura?
R: Os três pontos de temperatura mais relevantes relacionados à combustão são:
Ponto de Fulgor: A temperatura mínima na qual um material combustível desprende vapores suficientes para formar uma mistura inflamável com o ar, mas não o suficiente para manter a combustão após a remoção da fonte de ignição.
Ponto de Combustão: A temperatura mínima na qual um material combustível desprende vapores suficientes para que, ao entrar em contato com uma fonte de ignição, a queima continue mesmo após a remoção da fonte de ignição.
Ponto de Ignição: A temperatura mínima na qual um material combustível entra em combustão espontaneamente, sem a necessidade de uma fonte externa de ignição.
d) Quais são as fases do incêndio?
R: Um incêndio tipicamente passa por três fases principais:
1ª Fase Inicial (Ignição/Incubação): Ocorre a ignição e o fogo é pequeno, localizado, com pouca fumaça e calor. O oxigênio ainda é abundante.
2ª Fase de Crescimento (Desenvolvimento): O calor se acumula, o fogo se espalha, e as chamas aumentam rapidamente. O fenômeno de flashover (ignição súbita generalizada) pode ocorrer neste estágio, consumindo quase todo o oxigênio disponível.
3ª Fase Incêndio totalmente desenvolvido: O fogo atinge seu ponto máximo, consumindo oxigênio e combustível de forma intensa.
4ª Fase Decadência: O combustível/oxigênio começam a diminuir, a temperatura cai e o fogo se extingue gradualmente.
e) Que precauções devemos tomar ao iniciar e apagar um incêndio?
R: Ao iniciar (fogo controlado, como churrasqueiras/lareiras):
- Garanta que a área esteja livre de materiais combustíveis próximos.
- Nunca adicione líquidos inflamáveis a um fogo já aceso.
- Mantenha um meio de extinção (como água ou extintor) por perto.
Ao apagar (incêndio):
- Sempre priorize a segurança pessoal e a evacuação, se necessário.
- Se o fogo for pequeno, use o extintor adequado e mantenha a saída às suas costas.
- Nunca tente apagar incêndios de grande porte ou que bloqueiem sua rota de fuga.
- Para incêndios elétricos ou de óleo/gordura, nunca use água.
- Chame o serviço de emergência imediatamente.
f) Como podemos prevenir incêndios florestais?
R: A prevenção de incêndios florestais envolve conscientização e medidas práticas:
- Descarte adequado de lixo: Nunca jogue pontas de cigarro, fósforos acesos ou vidros (que podem funcionar como lentes de aumento) na vegetação.
- Cuidado com queimadas: Evite fazer queimadas, mas se for necessário e permitido, siga rigorosamente as regulamentações, crie aceiros (faixas de solo sem vegetação) e monitore constantemente o fogo.
- Evite acampar em locais secos: Se fizer fogueira em acampamentos, faça-a em local seguro, longe de vegetação e apague-a completamente antes de sair.
- Manutenção de terrenos: Mantenha a vegetação baixa e limpa em áreas próximas a residências rurais e florestas.
2. Sobre os extintores de incêndio:
a) Conhecer e compreender as diferentes classes de incêndios;
Classe A: Materiais sólidos que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos (cinzas). Ex.: Madeira, papel, tecido, borracha.
Classe B: Líquidos e gases inflamáveis que queimam apenas na superfície. Ex.: Gasolina, álcool, tintas, solventes, querosene.
Classe C: Equipamentos e materiais elétricos energizados. Ex.: Motores, quadros de força, eletrodomésticos ligados à tomada.
Classe D: Metais pirofóricos ou combustíveis. Ex.: Sódio, magnésio, potássio, titânio.
Classe K: Óleos e gorduras combustíveis de cozinha (geralmente em fritadeiras industriais ou cozinhas comerciais). Ex.: Óleo vegetal e gordura animal.
b) Conhecer e compreender as diferentes classes de extintores de incêndio e para que tipos de incêndios devem ser usados;
R: Os extintores são classificados pelo agente que contêm e pelo tipo de fogo para o qual são adequados:
Água (H₂O): Usado para incêndios de Classe A. Age por resfriamento e abafamento. Não deve ser usado em Classes B, C, D ou K.
Espuma: Usado para incêndios de Classes A e B. Age por abafamento e resfriamento.
Pó Químico Seco (PQS – Bicarbonato de Sódio): Usado para incêndios de Classes B e C. Interrompe a reação em cadeia e age por abafamento. É o mais comum.
Pó Químico Especial (para Classe D): Usado apenas para incêndios de Classe D. O agente varia dependendo do metal.
CO₂ (Dióxido de Carbono): Usado para incêndios de Classes B e C. Age por abafamento (reduz o oxigênio) e resfriamento. Não deixa resíduos.
Agentes Halogenados/Limpadores (Ex: Halon ou substitutos): Usado principalmente para incêndios de Classes B e C, especialmente em equipamentos sensíveis. Interrompe a reação em cadeia.
Agente Úmido (K): Usado para incêndios de Classe K. Reage com a gordura quente para criar uma espuma (saponificação) que abafa e resfria o óleo.
c) Onde extintores de incêndio podem ser adquiridos?
R: Extintores de incêndio podem ser adquiridos em lojas especializadas em segurança e combate a incêndios, lojas de material de construção e segurança, grandes varejistas e empresas credenciadas de fornecimento e manutenção de equipamentos de segurança.
d) Como e onde deve ser instalado um extintor de incêndio?
Instalação: O extintor deve ser instalado em local de fácil acesso e visibilidade, longe de obstruções e de fontes de calor excessivo. Ele deve ser fixado em uma parede ou suporte de piso, de modo que sua parte superior não ultrapasse 1,60 metros do piso e sua base fique a um mínimo de 10 a 20 centímetros do chão, dependendo da norma local.
Sinalização: O local deve ser claramente sinalizado com o símbolo do extintor de incêndio (geralmente um quadrado ou círculo vermelho com a letra “E” e/ou a figura do extintor).
Localização: Geralmente, em áreas comuns, corredores, próximos a saídas de emergência, próximos às rotas de fuga, não dentro do local de risco.
e) Explicar a diferença entre um extintor de incêndios de veículos e um convencional;
R: A principal diferença é o tipo de agente extintor e o tamanho/capacidade.
Extintor de Veículos (Água Pressurizada ou PQS ABC): São menores, mais leves e projetados para serem montados em veículos. O agente extintor mais comum é o Pó Químico Seco (PQS) do tipo ABC, pois é eficaz contra Classes A (estofamento, papel), B (combustíveis, óleos) e C (sistema elétrico), que são os riscos típicos em um carro.
Extintor Convencional (Residencial/Comercial): É maior, com maior capacidade e pode conter diversos agentes (Água, CO₂, Espuma, PQS) dependendo do risco do ambiente (Ex.: CO₂ para sala de servidores, Água para escritório). Eles são projetados para combater incêndios maiores e mais variados.
f) Saber quando desistir de tentar apagar um incêndio e evacuar.
R: Você deve desistir e evacuar imediatamente nas seguintes situações:
- Se o fogo for maior do que um cesto de lixo.
- Se o extintor estiver vazio ou não funcionar adequadamente após o uso.
- Se o fogo estiver se espalhando rapidamente.
- Se a fumaça ou o calor tornarem a respiração difícil ou a visibilidade ruim.
- Se o fogo bloquear sua rota de fuga.
- Se você não tiver certeza de qual extintor usar ou de como usá-lo.
A regra de ouro é: Se você tiver alguma dúvida, saia, feche a porta e ligue para o serviço de emergência
3. Sobre os detectores de fumaça e de monóxido de carbono:
a) O que é um detector de fumaça e como ele funciona?
R: Um detector de fumaça é um dispositivo projetado para detectar fumaça, que é um indicador de incêndio, e emitir um alarme sonoro para alertar os ocupantes.
Existem dois tipos principais de funcionamento:
1º – Detector Iônico: Usa uma câmara com duas placas eletricamente carregadas e uma pequena fonte radioativa (Amerício-241) que cria uma corrente iônica constante. Quando partículas de fumaça entram na câmara, elas perturbam essa corrente, acionando o alarme. É mais eficaz na detecção de chamas rápidas e pequenas partículas de fumaça.
2º – Detector Fotoelétrico (Óptico): Usa uma câmara com um feixe de luz e um sensor posicionado em ângulo. Quando partículas de fumaça entram na câmara, elas dispersam a luz para o sensor, acionando o alarme. É mais eficaz na detecção de incêndios latentes (sem chama, com muita fumaça), como um cigarro queimando um colchão.
b) Onde os detectores de fumaça devem ser instalados em uma casa?
R: Os detectores de fumaça devem ser instalados nos seguintes locais para máxima segurança:
- Dentro e fora de cada quarto de dormir (ou área de dormir).
- Em cada andar da casa, incluindo porões (subsolos).
- No teto ou na parede alta, a pelo menos 10 a 30 centímetros de paredes e cantos (para montagem no teto) e a 10 a 30 centímetros do teto (para montagem na parede).
- Evite instalá-los perto de janelas, portas, dutos de ventilação, ou em cozinhas e banheiros (o vapor e a fumaça de cozimento podem causar alarmes falsos).
c) O que é um detector de monóxido de carbono e como ele funciona?
R: Um detector de monóxido de carbono (CO) é um dispositivo que mede continuamente a concentração de monóxido de carbono no ar e aciona um alarme quando a concentração atinge níveis perigosos por um determinado período de tempo.
O CO é um gás incolor, inodoro e insípido, produzido pela combustão incompleta de materiais que contenham carbono (como em fogões, lareiras, aquecedores a gás ou carros em garagens fechadas). Ele é extremamente perigoso porque se liga à hemoglobina do sangue com muito mais facilidade do que o oxigênio, causando asfixia e morte silenciosa.
A maioria dos detectores funciona usando um sensor eletroquímico que detecta o CO e gera uma corrente elétrica proporcional à quantidade de gás presente.
d) Onde os detectores de monóxido de carbono devem ser instalados em uma casa?
R: Os detectores de monóxido de carbono devem ser instalados em locais que permitam a detecção precoce e alertem as pessoas enquanto estão dormindo:
- Em cada andar da casa, incluindo porões e garagens adjacentes.
- Perto de cada área de dormir/quartos de dormir.
- Perto de fontes de CO, como aquecedores a gás, lareiras ou equipamentos a combustível.
- Devem ser instalados no nível do peito ou mais alto, mas as instruções do fabricante devem ser seguidas. O CO tem uma densidade próxima à do ar, portanto, ao contrário da fumaça, ele não se acumula necessariamente apenas no teto.
- Evite instalá-los diretamente em cima de aparelhos de cozinha, perto de janelas ou em áreas com alta umidade (como banheiros).
4. Realizar duas das seguintes atividades:
itens práticos.
a) Visitar um Corpo de Bombeiros e aprender sobre a rotina de combate a incêndios e os equipamentos utilizados;
b) Organizar um simulado de incêndio no seu clube, igreja, escola ou outro edifício;
c) Realizar a inspeção dos extintores de incêndio da sua igreja, verificando os níveis, se estão instalados corretamente, bem-identificados e dentro do prazo de validade;
d) Ter um certificado de um curso de brigadista;
e) Fornecer baterias de reposição para detectores de fumaça para sua vizinhança ou comunidade;
f) Ajudar uma pessoa a tornar a sua casa segura contra incêndios;
g) Participar de uma campanha de conscientização sobre segurança contra incêndios na sua vizinhança ou comunidade.
Especialidade totalmente RESPONDIDA pelo Líder Master Avançado Marcio Celio, criador de 18 Especialidades Novas adicionadas ao novo Manual de Especialidades.
Baixe a Especialidade de Segurança Contra Incêndios em PDF SEM RESPOSTA ou COM RESPOSTA:
Gostou do conteúdo? Confira outros conteúdos do D7 ↓

