logo do blog desbrava7

Especialidade de Arte Culinária Avançada Respondida

Mulher fazendo pão em formato de coração



Especialidade de Arte Culinária Avançado, se você não tem, vem conferir!

Especialidade de Arte Culinária Avançado




1. Ter a especialidade de Arte Culinária.


Veja Especialidade de Arte Culinária Respondida.
2. 1 litro contém quantos ml? 1 xícara contém quantas colheres de sopa? 1 colher de sopa contém quantas colheres de chá?
R: 1 Litros = 1000 Mililitros;
1 xícara de chá = 165 g = 13 colheres de sopa;
1 colher de sopa = 3 colheres de chá.
3. Conhecer os diferentes tipos de forno disponíveis no mercado e as vantagens e desvantagens de cada um.
Forno a gás: Um dos mais tradicionais, o forno a gás é econômico se comparado ao modelo elétrico. Porém, como desvantagem, a queima a gás pode ser imprecisa e deixar alimentos com calor desigual, se o forno não apresentar sistema de distribuição, presente em exemplares mais modernos. O forno a gás é ideal para a produção de grandes quantidades de alimento.
Forno elétrico: Fornos elétricos consomem mais energia, mas, em compensação, esquentam produtos rapidamente, e fazem um bom trabalho de manter sua temperatura interna. Por esse motivo, fornos elétricos são indicados para o cozimento de alimentos como salgados ou massas, que passam menos tempo no calor.
Forno combinado: Uma das maiores inovações em equipamentos de alimentação, o forno combinado une vapor com ar quente seco, garantindo a variedade de procedimento. Dessa forma, tais máquinas podem assar, fritar, grelhar, cozinhas, entre muitos outros processos. Com fornos combinados, estabelecimentos podem agilizar seu atendimento, e até automatizar alguns preparos.
Fornos de Convecção ou de halogênio: Fornos de rápida circulação de ar e alto desempenho, que são capazes de cozer alimentos uniformemente, de forma ágil. São muito utilizados em cozinhas que prezam pela velocidade, como as de restaurantes fast-food, hotéis, cafeterias ou lojas de conveniência.
Forno para pizza: Fornos para pizza normalmente concentram calor em suas próprias câmaras, dispensando o uso de sistemas de ventilação e melhorando a qualidade e a padronização dos produtos. São amplamente utilizados em pizzarias, restaurantes de fast-food, e padarias.
Micro-ondas: Os fornos micro-ondas são limitados a certos preparos. Apesar de ser um forno, sua função principal é esquentar ou descongelar alimentos e não cozinhá-los. Ele é útil para preparos rápidos e não substitui um forno comum. É uma boa opção para quem mora sozinho e para quem consome comida ou marmitas congeladas. Para uma casa de família não supre as necessidades, servindo apenas como auxiliar.
4. O que é intoxicação alimentar? Como preveni-la?
R: É uma doença que tem como causa a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, seja por fungos, bactérias, microrganismos ou vírus que afetam o sistema digestivo.
Para evitar a intoxicação alimentar, adote os seguintes cuidados:
· Lave bem as mãos antes de manusear os alimentos;
· Limpe bem os utensílios a serem usados no preparo dos alimentos;
· Cozinhe bem os alimentos, em especial as carnes;
· Evite deixar os alimentos expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas;
· Para cozinhar, use água de procedência confiável;
· Reaqueça bem o alimento cozido, caso vá consumi-lo posteriormente;
· Lave em água corrente frutas, legumes e verduras, colocando-as, na sequência, em solução de água sanitária ou produtos específicos;
· Tenha muita atenção à data de validade dos alimentos;
· Evite o contato do alimento cozido com o cru;
· Preste bastante atenção ao tempo de conservação dos alimentos em freezer;
5. Saber por quanto tempo os seguintes alimentos podem ser guardados na geladeira:
a) Leite.
R: 2 dias a 7ºC (após aberto)
b) Ovos crus.
R: 15 a 30 dias
c) Ovos cozidos.
R: 7 dias a 10ºC
d) Maionese.
R: Até 2 meses a 4ºC (após aberta)
e) Carne.
R: 3 dias a 4ºC
f) Sobras de comida.
R: 3 dias a 4ºC
g) Hortaliças.
R: 2 a 3 dias a 10ºC
6. Conhecer e praticar as boas práticas de higiene ao preparar/manipular alimentos.
R: Cuidados com higiene do ambiente. Lavar bem os alimentos. Manter os alimentos refrigerados adequadamente. Não utilizar os mesmos utensílios (facas, tábuas) sem lavá-los antes de manipular alimentos; Manter os alimentos acondicionados em embalagens e recipientes apropriados e identificados.
7. Preparar 3 tipos de saladas. Como se faz para manter as verduras das saladas frescas?
Item prático.
8. Planejar cardápios contendo café da manhã, almoço e jantar para 1 semana, escolhendo, pelo menos, três pratos nos quais restos de outras refeições possam ser utilizados.
Item prático.
9. Preparar 1 desjejum equilibrado seguindo a orientação da pirâmide alimentar.

Item prático.
Veja Pirâmide Alimentar.
10. Preparar o almoço ou o jantar balanceado para sua família durante, pelo menos, 5 dias. (Podem ser dias seguidos ou finais de semana).
Item prático.
11. Saber cozinhar arroz integral e soja corretamente.
12. Explicar por que devemos ter cuidado ao utilizar ingredientes pouco saudáveis, como:
a) Vinagre.
R: Apesar de ser útil na destruição da E. coli, essa não é a única bactéria que o vinagre destrói. Algumas delas, que colaboram na digestão, também podem ser destruídas no processo, provocando uma irritação intestinal que pode causar diarreia.
Para evitar prejuízos a saúde, a recomendação é sempre diluir o vinagre em água (adicione algumas colheres de chá de vinagre a um copo de água) já que beber vinagre de maçã não diluído durante um período prolongado pode corroer o esmalte dos dentes. Fazer a higiene bucal depois de ingeri-lo pode ajudar a diminuir o dano potencial ao essa camada protetora que reveste os dentes.
Além disso, pessoas diagnosticadas com diabetes ou gastroparesia – distúrbio que impede o estômago de realizar o processo digestivo na velocidade adequada – são aconselhadas a evitar o vinagre de maçã. Quem faz uso de medicamentos prescritos deve consultar um médico já que o vinagre de maçã pode interagir com algumas medicações.
b) Shoyu ou molho de soja.
R: Escuro, salgado, com um sabor singular o molho shoyu é muito utilizado como acompanhamento no tempero de saladas, carnes e vegetais. No entanto, é preciso atenção, pois esse é um produto que pode fazer mais mal do que bem à saúde, se consumido em excesso. Uma das principais desvantagens do shoyu é que ele é muito rico em sódio. Para se ter uma ideia apenas uma colher de sopa de molho shoyu contém toda a quantidade de sódio que um adulto pode ingerir em uma refeição. Uma colher de sopa tem 902 mg de sódio, sendo que o recomendado é que um adulto saudável consuma, no máximo, 2,3 mil mg de sódio por dia, e quem sofre com hipertensão, 1,5 mil mg. O sódio em excesso é prejudicial, pois aumenta a pressão arterial, favorecendo problemas cardiovasculares e também retenção de líquidos.

O processo de fabricação industrial, que envolve solventes na produção, pode ainda facilitar o aparecimento de câncer.

De acordo com um estudo da Food Standards Agency as altas temperaturas usadas na produção podem favorecer o surgimento de substâncias químicas cancerígenas conhecidas como cloropropanois.
c) Glutamato monossódico (presente em temperos prontos).
R: É um aditivo muito comum que tem a capacidade de realçar sabores. No nosso corpo, o glutamato monossódico funciona como um neurotransmissor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. Tem a capacidade de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde. O glutamato monossódico pode levar à necrose neuronal aguda em várias regiões do cérebro, incluindo o hipotálamo. Por isso, o consumo frequente de alimentos carregados da substância pode trazer danos muito graves à longo prazo. Ocorrem alterações na memória, nas sensações, no comportamento, na cognição e nos movimentos são alguns dos principais sintomas apresentados por indivíduos que apresentam sensibilidade ou exageram na ingestão deste elemento.
d) Enlatados.
R: Normalmente, os alimentos enlatados tem uma alta quantidade de conservantes. Durante o processo de conservação dos alimentos, o teor de vitamina C deles fica bastante reduzido. O próprio cozimento provoca a perda de nutrientes, mas em processos industriais, os efeitos negativos da conservação seriam ainda piores. Se ao comprar você perceber que a lata já está amassada, evite comprá-la, para você não ter nenhum risco ao consumir o alimento. É fundamental que a lata seja higienizada. A limpeza pode ser feita com água corrente e uma buchinha. Latas que não passam por esse procedimento de lavagem podem causar doenças como a leptospirose. A bucha de lavar louça não deve ser a mesma da limpeza das latas. Para fugir dos resíduos, tenha uma bucha específica para cada uso. E, se sobrar algum restinho, nada de mantê-lo na embalagem. (Aprenda a guardar os alimentos e conserve os nutrientes por mais tempo). Se permanecerem na lata, por serem muito condimentados, os alimentos acabam criando fungos. Dá, inclusive, para notar a levedura que se forma ao redor da lata.
e) Embutidos.
R: Está relacionado o consumo de carnes processadas com o surgimento de câncer de colorretal. Dados divulgados afirmam que cada porção de 50 gramas de carne processada ingerida por dia, aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Exemplos que representam 50g são: uma salsicha ou duas fatias de bacon. No processamento da carne utiliza-se conservantes como o nitrato e o nitrito, excesso de sal e as substâncias presentes na fumaça (no caso do processo de defumação), colaboram para o surgimento de câncer de estômago e intestino (cólon e reto). Isto ocorre porque durante este processamento, pode ocorrer a formação de compostos químicos cancerígenos (os N-nitrosos e hidrocarbonetosaromáticos policíclicos).
13. O que a cafeína faz ao corpo? Faça uma lista de, pelo menos, 5 alimentos que contêm cafeína.
R: É sabido que a cafeína tem um efeito direto sobre o sistema nervoso central, fazendo com que fiquemos mais alerta. Quantidades excessivas de cafeína podem aumentar a frequência
cardíaca, causar insônia, ansiedade e outros efeitos colaterais. Entre aqueles que consomem a substância regularmente, a falta do estimulante pode resultar em dores de cabeça e irritabilidade.
O corpo humano processa a cafeína de maneiras diferentes. Sendo assim, fatores como o sexo, a raça e o uso de anticoncepcionais podem influenciar no efeito da substância no organismo.
De acordo com o New York Magazine, as mulheres metabolizam a cafeína mais rapidamente do que os homens. Ainda para elas, o uso de pílulas anticoncepcionais pode reduzir essa velocidade para 1/3 em comparação com mulheres que não utilizam o método. No caso dos fumantes, o processo acontece duas vezes mais rápido do que com não fumantes. Os asiáticos também costumam reagir mais rapidamente à cafeína do que outras populações.
5 alimentos que contêm cafeína:

Café
Café preto (1 xícara de café): de 95 a 200 mg de cafeína
Café instantâneo (1 xícara de café): 60 a 120 mg de cafeína
Café expresso (1 xícara de café): 40 a 75 mg de cafeína
Café descafeinado (1 xícara de café): 2 a 4 mg de cafeína (pois é…)
Chá
Chá mate (1 xícara de chá): 20 a 30 mg de cafeína
Chá verde (1 xícara de chá): 25 a 40 mg de cafeína
Chá preto (1 xícara de chá): 15 a 60 mg de cafeína
Refrigerante
Coca-Cola (350 ml): 30 a 35 mg de cafeína
Coca-Cola Zero (350 ml): 35 mg de cafeína
Guaraná Antártica (350 ml): 2 mg de cafeína
Guaraná Antártica Zero (350 ml): 4 mg de cafeína
Pepsi (350 ml): 32 a 39 mg de cafeína
Sprite (350 ml): Não contém níveis válidos de cafeína
Bebidas energéticas
Burn (250 ml): 36 mg de cafeína
Monster (250 ml): 80 mg de cafeína
Red Bull (250 ml): 75 a 80 mg de cafeína
Chocolate
Chocolate ao leite (100 g): 3 a 30 mg de cafeína
Chocolate amargo (100 g): 15 a 70 mg de cafeína
Cacau em pó (100 g): 3 a 50 mg de cafeína
Achocolatados
Achocolatados em geral (250 ml): 4 a 5 mg de cafeína
Achocolatado meio amargo (250 ml): 17 a 23 mg de cafeína




14. Preparar 25 receitas, sendo que, no máximo, 5 poderão ser de doces ou sobremesas. Adicioná-las ao seu caderno (ou pasta) de receitas. Obs.: As receitas preparadas na especialidade de Arte culinária não contam para esse requisito.

Item prático.
Fontes pesquisadas:
convertlive.com | receitas.gratis | hfne.com.br | www.dicasonline.com | www.drogarialiviero.com.br | www.gndi.com.br/saude | www.gazetadopovo.com.br/viver-bem | panelux.com.br/blog | www.lojabrazil.com.br/blog | pt.wikihow.com/Manter-a-Salada-Fresca | www.todamateria.com.br | www.tudogostoso.com.br | www.svb.org.br/201-receitas | www.megacurioso.com.br | segredosdomundo.r7.com | veja.abril.com.br/saude | www.greenme.com.br | revistacasaejardim.globo.com | blog.tudogostoso.com.br | www.cozinhandopara2ou1.com.br | www.minhavida.com.br | www.natue.com.br |
— ♥ —

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos. 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!