Especialidade de Cultura Indígena Respondida

Mão de uma mulher colhendo plantas



Especialidade de Cultura Indígena, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Cultura Indígena




1. Por que os nativos das Américas foram chamados de índios pelos europeus?

R: Porque eles acreditavam ter chegado na Índia.
2. Listar 5 utensílios domésticos produzidos pelos índios de sua região, utilizando materiais naturais. Fazer um destes itens e demonstrar o uso a seu instrutor.
R: Cuia de cabaça, Colher de madeira, Concha de coco, Copo de bambu, Faca de pedra.
3. Listar 15 alimentos ou pratos típicos introduzidos na cultura gastronômica de seu país pelos índios.
R: Açaí, Bacaba, Beiju, Bolo de macaxeira, Cocada, Farinha, Guaraná, Milho assado, Paçoca, Peixe frito, Polvilho, Tacacá, Tapioca, Tucupi, Xibé (mingau de farinha).
4. Citar 5 hábitos culturais da atualidade em seu país herdados dos índios.

R: Dormir de rede, andar descalço, tomar banho todos os dias, uso de plantas medicinais, preservar a natureza.

5. Listar 10 palavras de origem indígena incorporadas à língua oficial de seu país.
R: Arara, capivara, gambá, guará, jacaré, abacaxi, açaí, aipim, jenipapo, cipó.
6. Relacionar 5 lugares (estados, cidades, etc.) em seu país que possuem nome indígena e dê o significado de cada um deles.
Amapá: ‘lugar de chuva’, ou ‘terra que acaba’, ou amapazeiro.
Oiapoque: casa dos guerreiros.
Tocantins: bico de tucano.
Maceió: o que tapa o alagadiço.
Paraíba: rio difícil de invadir ou rio de águas rasas.
7. Conhecer 5 rochas e/ou minerais e saber como eram usados pelos índios.
Silicatos hidratados de alumínio: tintas, vernizes, pigmentos e revestimentos devido ao elevado poder de cobertura, opacidade, elevada alvura, fácil dispersão e elevada resistência à abrasão/lavabilidade.
Massapê: fabricação da cerâmica marajoara;
Sílex: fabricação de instrumentos de caça e pesca, bem como armas de guerra.
Nefrita: é uma pedra que era muita usado com adornos para o corpo. 
Argilas: são bastante apreciadas para a fabricação de cerâmica.

8. Explicar como, e com quais materiais, os índios produziam seus arcos e flechas.
ARCO: Madeira da palmeira “mbokajá”, revestida com trançado de tiras de casca do phylodentron “guembepi” e tiras de taquara “takuapi”, presas com cera. A corda é feita com fibra de imbira.
FLECHA: madeira da palmeira “mbokajá” ou, para brinquedos, cana de taquara “takuapi”. Penas de papagaio presas com tiras do phylodentron “guembepi”.
9. Listar 5 pratos da culinária indígena feitos com mandioca. Apresentar as receitas e demonstrar habilidade no preparo de, ao menos, 2 desses pratos.

R: Tacacá, pirão, buré, beiju e tapioca.

Veja as receitas no Google e cumpra a parte prática.

10. O que são pinturas rupestres indígenas? E qual o lugar mais próximo onde podem ser encontradas?
R: A arte rupestre foi produzida na pré-história e apareceu antes do surgimento da escrita. Ela possui características diferentes nos períodos Paleolítico e Neolítico, refletindo o modo de vida em cada época. Inclui pinturas, esculturas e objetos (ou fragmentos deles). As pinturas eram feitas em rochedos e paredes de cavernas, por isso receberam o nome de pinturas rupestres.
Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
Santana do Riacho, na Serra do Cipó, em Minas Gerais.
Lagoa Santa, Minas Gerais.





11. Listar, ao menos, 10 materiais utilizados como matéria-prima pelos índios nativos de seu país na confecção de peças de artesanato e indicar o tipo de peça produzido com cada material citado.

Areia colorida: Técnica de composição de imagens com areia colorida em recipientes transparentes. Em geral são usados sedimentos com pigmento natural ou artificial.

Borracha: Esta tipologia abrange a produção artesanal que utiliza as borrachas naturais, que é o produto sólido obtido pela coagulação de látices de determinados vegetais.

Ceras: As ceras são matérias-primas maleáveis produzidas tanto por animais, como extraídas de vegetais. Como, por exemplo, a cera de abelha, muito utilizada na modelagem de miniaturas de figuras humanas, animais e réplicas de casas.

Parafina: A parafina é derivada do petróleo, matéria-prima essencial na fabricação de velas, por sua propriedade combustíveis. Outras aplicações comuns à parafina incluem: cosméticos, giz de cera, tintas, pinturas, entre outros.

Gesso: O gesso é uma substância produzida a partir do mineral gipsita, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Normalmente é encontrado na forma de pó branco que, misturado à água, endurece rapidamente, adquirindo forma definitiva de oito a doze minutos.

Massas: As massas são resultantes de misturas de materiais, caracterizadas pela sua consistência pastosa e maleável. Entre as mais usadas na produção artesanal estão: a massa de porcelana fria ou biscuit e as argamassas, que tem como componentes básicos cimento, areia e água.

Fibras vegetais: Fibra é a denominação genérica de qualquer estrutura filamentosa, geralmente sob forma de feixe, encontrada nos tecidos animais e vegetais ou em algumas substâncias minerais. São matérias-primas moles e flexíveis e que, trançadas, possuem diversos usos, principalmente na manufatura de cestarias e móveis.

Pedras: Enquadra-se nesta tipologia todo objeto resultante de intervenções artesanais utilizando os mais diversos tipos de pedras existentes no Brasil.

Argila: A argila é caracterizada pela textura terrosa, de granulação fina e que adquire plasticidade quando umedecida com água, rigidez após secagem, e dureza após a queima em temperaturas elevadas (cerâmica).

Couro, peles, penas, cascas de ovos e crina de cavalo: Utilizados como materiais para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, destacando-se os objetos de uso pessoal, utilitários, artigos para decoração e instrumentos musicais.

12. Fazer e apresentar a seu instrutor, ao menos, 3 itens de artesanato dentre os listados no requisito anterior.

Item prático.

Sugestões: Vasilha de argila, vela, peça de gesso.

Fontes de Pesquisa.
ceert.org.br | www.normaculta.com.br | www.destakjornal.com.br | www.anuario.igeo.ufrj.br | www.paraty.com.br | escolaeducacao.com.br | sites.google.com

— ♥ —

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!