Especialidade de Fungos Respondida

Especialidade-de-Fungos-Respondida
Especialidade de Fungos, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês ajuda demais o Desbrava7 a crescer.

Especialidade de Fungos.




1. Citar 3 características do Reino Fungi.

R: O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas. São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau.
2. Dar o nome de 3 classes de fungos e exemplos de cada um.
Classe Oomycetes (Oomicetos).
Esses fungos apresentam celulose na parede celular. São os chamados fungos d’agua porque muitos são aquáticos. Alguns se nutrem à custa da matéria orgânica em decomposição, como os Saprolegnia s.p., que decompõem principalmente insetos mortos.
Certos oomicetos são parasitas de vegetais, como Phytophthora infestants, que causa a ferrugem na batatinha, ou o Plasmopora s.p. causador de doenças em uvas, maçãs e peras. A reprodução assexuada se faz por zoósporos, enquanto a reprodução sexuada se faz por gametas perfeitamente distintos.
Classe Plycomycetes (Ficomicetos).
São fungos primitivos, de organização mais simples, com hifas, sem paredes transversais (septos). Podem ser terrestres ou aquáticos, sem formas móveis em qualquer fase de suas vidas. A maioria destes fungos é decompositora de matéria orgânica, e alguns são parasitas de plantas e animais.
Realizam reprodução assexuada por zoósporos. A reprodução sexuada é realizada por gametas indistintos morfologicamente.
Gêneros bastante conhecidos deste grupo são o Mucor s.p. e o Rhizopus stolonifer conhecido como bolor negro do pão e das frutas.
Classe Ascomycetes (Ascomicetos).
Corresponde ao grupo de fungos mais numerosos. Caracterizam-se por apresentar o asco, uma estrutura resultante da reprodução sexuada. No interior do asco, existem os ascosporângios, onde são produzidos os esporos (ascósporos). Portanto, realizam tanto reprodução sexuada, como assexuada. No entanto, também podem realizar a metagênese ou alternância de gerações.
A maioria dos ascomicetos realiza decomposição de matéria orgânica, mas alguns podem parasitar os vegetais. É o caso do Claviceps purpurea que causa uma patologia vegetal conhecida como o “esporão do centeio”.
Este fungo produz um alcaloide tóxico denominado ergotamina. Quem consumir o centeio com o fungo sofrerá uma intoxicação denominada ergotismo. Pode surgir gangrena, espasmos nervosos, ilusões psicóticas, convulsões e até mesmo a morte. A ergotamina é a matéria-prima inicial para a síntese do poderosíssimo alucinógeno conhecido como LSD ou dietilamida do ácido lisérgico.
O gênero Saccharomyces e muitas de suas variedades são utilizados na fabricação de pães, cervejas, vinhos e álcool etílico comercial. Espécies do gênero Aspergillus são usados na fabricação do sakê e do molho de soja shoyu. O Penicillium roquefortti e o Penicillium camembertii são empregados na fabricação de queijos que levam seus nomes.
3. Identificar, ao natural ou através de imagens, 15 fungos comuns em seu país.
15-fungos-comuns-no-Brasil
4. Dar o nome de 3 fungos que têm valor econômico e dizer qual é o valor de cada um.
Os lêvedos: Fonte de proteína e vitaminas do grupo B.
Fungos do gênero Penicillium: São usados para produzirem o antibiótico penicilina
Hidnos: Cogumelos comestíveis.
5. Pesquisar e esquematizar o ciclo de vida de 3 classes de fungos.
Cogumelo.
ciclo-de-vida-do-cogumelo
Bolor.
ciclo-de-vida-do-bolor
Orelha de Pau.
ciclo-de-vida-orelha-de-pau
6. Citar 5 doenças causadas por fungos em seres humanos, plantas ou animais.
Calvice: Corineu
Caspa: Denemasforo
Micose: Actinomyces bovis
Sapinho: Candídiase
Otite (inflamação do ouvido, surdez e zumbido): Aspergilus
7. Quais cuidados devemos ter ao observarmos e manusearmos diferentes tipos de fungos?
R: Quando você for estudar, manusear ou transportar qualquer tipo de fungo, lave bem as mãos após o manuseio. Apesar de muitos serem comestíveis, nunca coma o que não conhecer com 100% de certeza. Não carregar fungos sem estarem fechados em algum recipiente para evitar espalhar os esporos. Não colocar a mão, nas mucosas do corpo, sem antes lavá-las.
8. Identificar, em aula prática, a diferença entre um bolor, uma orelha de pau e um cogumelo.
bolor-orelha-de-pau-cogumelo
9. Identificar, em aula prática, as principais partes de um basidiomiceto.
partes-de-um-cogumelo
10. Qual é a importância ambiental de alguns fungos?
R: Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição. O restante dos sais minerais resultantes da decomposição fica no ambiente.
Desse modo, os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem
um papel essencial nas cadeias e teias alimentares.
11. Geralmente, quais devem ser as condições ambientais para um fungo viver bem?
R: Os fungos crescem sobre todo o tipo de substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão parede, sapatos, roupas, etc. Possuem uma grande facilidade em crescer sob todas as condições ambientais e de maneira ampla, desde que haja umidade e temperatura adequada ou propícia. Mas de modo geral, ambiente úmido e sem a luz direta do sol.





12. Como um fungo se alimenta?
R: Há espécies de fungos que se alimentam de matéria orgânica viva, causando doenças em plantas e animais e apodrecimento em frutas e verduras; mas há outros fungos cuja nutrição é sapróbia. Nesse caso, eles absorvem moléculas orgânicas simples, oriundas de cadáveres de plantas ou animais.
13. Encontrar, pelo menos, uma referência bíblica a fungos.
Levítico 13:47,48 – Quando aparecer mancha de mofo em alguma roupa, seja roupa de lã, seja de linho, ou em qualquer peça tecida ou entrelaçada de linho ou de lã, ou em algum pedaço ou objeto de couro.

Especialidade enviada pelo João Vieira, obrigada!

Qualquer dúvida, deixem nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!