logo do blog desbrava7

Especialidade de Boliche Respondida

Especialidade de Boliche Respondida
Especialidade-de-Boliche-Respondida
A pedido da Bárbara Correa trouxe a especialidade de boliche, super fácil e simples de fazer, vem conferir!

Especialidade de Boliche




1. Fazer um relatório oral ou escrito sobre a história do boliche.

R: O boliche surgiu por volta no século III na Alemanha, mas há indícios de um esporte parecido praticado pelos egípcios 7 mil anos atrás ou pelos índios da Polinésia nos séculos seguintes. Na Inglaterra, um outro jogo semelhante também era praticado. O esporte era praticado na grama e tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, sem derrubá-lo.
Mas foi na Alemanha que o boliche começou a encontrar a sua versão moderna. O esporte nasceu como uma prática religiosa, na qual os fiéis atiraram pedras em seu “Kegel” (uma espécie de bastão que carregavam para a proteção). O “Kegel” representava o Céu. Assim, quem conseguisse derrubá-lo, poderia se considerar livre de pecado.
Existem várias referências ao esporte em toda a Idade Média na Alemanha. Em 1325, foram promulgadas leis que limitavam o que poderia ser apostado em partidas de boliche. Em 1463, um festival em Frankfurt tinha como principal atração justamente uma competição de boliche.
Assim, a modalidade se espalhou pelos outros países europeus. Por volta de 1650, os holandeses desenvolveram as primeiras regras do esporte. O boliche era disputado com nove pinos organizados em formato de diamante na pista. Esta versão continua sendo disputada, principalmente na Europa. Já a versão mais conhecida, com 10 pinos, que será jogada no Pan-Americano, foi criada nos Estados Unidos no século 19.
As regras atuais foram criadas em 1875, com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos. A entidade não durou muito tempo, assim como a sua sucessora, a União Americana de Boliche Amador. Ambas, entretanto, ajudaram a consolidar o esporte nos Estados Unidos e a “exportar” a modalidade de 10 pinos para a Europa.
Em 1926, surgiu a Associação Internacional de Boliche, com a presença de Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e Estados Unidos. Já a Federação Internacional de Boliche, que hoje comanda o esporte, foi criada apenas em 1952.
O boliche é um esporte de estratégia e técnica. Para se tornar um profissional, são necessários treino e experiência.
2. Qual o diâmetro da bola e o peso mínimo e máximo da mesma?
R: São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg), não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.
3. Demonstrar a maneira correta de segurar a bola.
4. Qual a medida dos pinos e qual a distância entre eles?
R: Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5k. São torneados e recebem uma capa plástica de 3mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso. Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.
5. Descrever a pista de boliche. Não deixar de mencionar o tamanho, material usado na construção e porque e como a pista deve ser lubrificada diariamente.
R: A pista de madeira ou sintética possui 62 pés (ou 18,20m) de comprimento por 1,07m de largura. Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso e o espaço onde ficam os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim. Constituída de 39 tábuas de 1×3″ unidas pelo sistema de macho e fêmea, recebe uma aplicação de laca de poliuretano. Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, conforme especificações técnicas, que, além de protege-la, cria dificuldades no arremesso.
6. Fazer um diagrama da pista de boliche.
7. Explicar porque são necessários calçados próprios para a prática do boliche.
R: Não se joga boliche com qualquer calçado, por isso o controle do local escolhido sempre tem sapatos especiais para fornecer aos seus clientes. Eles tem solas de couro liso e um salto especial que não deixa marcas no “approach”.
8. Explicar resumidamente como é cada partida.
R: O Boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos dispostos numa formação triangular. Uma partida ou uma “linha” consiste de dez jogadas (“frames”), sendo que em cada delas o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, para derrubar todos os pinos. No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada (“strike”) não deve jogar a segunda bola.
9. Explicar o sistema de contagem de pontos. Qual a pontuação máxima?
R: Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente quele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.
O máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze “strikes” consecutivos.
10. Definir os seguintes termos: 
a) Strike.
R: Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame.
b) Spare.
R: O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no primeiro lançamento são derrubados no segundo arremesso do mesmo frame.
c) Approach.
R: Antes do início da pista existe uma área denominada “approach” (chegada), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola.
d) Grip.
R: Um tipo de pó.
e) Leitura de pista.
R: Os praticantes de bowling falam frequentemente de “leitura da pista”. Isso significa que, dada a experiência do jogador, ele consegue achar o ponto de saída e a seta mais convenientes para arremessar a bola, após algumas jogadas.
f) Canaletas.
R: Uma espécie de Calha, que fica na lateral da pista de boliche.
g) 1001.
R: É quando sobram apenas os dois pinos do canto.
h) 2002.
R: Figura formada quando restam os pinos 4, 6, 7 e 10, também conhecida como “big ears”, “big four” ou “golden gate”.
i) Back up.
R: Jogada de efeito na qual a trajetória da bola lançada com o braço direito traz uma curva a direita, ou quando lançada com o braço esquerdo faz uma curva à esquerda.
j) Baby split.
R: Quando, após o lançamento da primeira bola, restam-se somente os pinos 3 e 10 ou 2 e 7. O nome “baby” é porque a distância entre os pinos é menor do que o diâmetro da bola, o que torna a jogada mais fácil.
k) Blind.
R: Pontos atribuidos a um jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. Geralmente considera-se a média do jogador menos 10 pontos.
l) Bola morta.
R: Alerta em voz alta dada pelo fiscal de pista ou outro jogador quando percebe que falta algum pino no lançamento da primeira bola, invalidando a jogada.
m) Broche de ouro.
R: Quando se consegue três “strikes” consecutivos no fechamento da linha.
n) Encarar.
R: Quando a bola atinge o pino 1 frontalmente, geralmente resulta em “split” ou “furo”.
o) Frame.
R: Cada uma das dez jogadas possíveis, cada “frame” permite a jogada de até duas bolas (se fizer “strike” na primeira bola lançada muda-se de “frame”). O décimo “frame” permite três bolas desde que se consiga primeiramente um “strike” ou um “spare”.
p) Fritar ou furar.
R: Errar totalmente o(s) pino(s). (em inglês “open” ou “miss”).
q) Five bagger (ou “quina-ligue”).
R: Quando se consegue cinco “strikes” consecutivos.





11. Participar de, pelo menos, 3 partidas de boliche conseguindo, pelo menos, 150 pontos em cada.
Item prático.
Sites que tirei as respostas.
— ♥ —
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!