Especialidade de Modelagem e Fabricação de Sabão Respondida

Especialidade de modelagem e fabricação de sabão Respondida
Sempre temos especialidades tão complicadas e cheias de detalhes, mas hoje eu resolvi trazer uma especialidade bem fácil, que não exige tanto de você, bora comigo!

Especialidade de Modelagem e Fabricação de Sabão



1. Quais são os componentes básicos usados para se fazer sabão?
R: O sabão é basicamente uma mistura de sais de sódio e ácidos apraxos provenientes de substâncias graxas: sebo, amendoim, coco, calma, oliva, etc.
2. Qual a diferença entre o sabão e o detergente?
R: A diferença está na sua composição química, de acordo com a finalidade do produto. O detergente, por exemplo, é desengordurante, portanto, em sua composição química há substâncias que quebram as moléculas de gordura. Já o sabão é utilizado para limpezas não tão especificas.
3. O que causa a ação limpadora do sabão?
R: Para a limpeza da gordura é necessário uma “parceria” entre sabão e água. O sabão vai diminuir a tensão superficial da água, o que fará com que ele tenha melhor contato com a gordura, dessa forma será mais fácil a sua remoção.
A água é polar, o que significa a capacidade que suas ligações possuem de atrair cargas elétricas.
4. Mencionar 7 tipos de sabão. Explicar as vantagens e desvantagens de cada um deles.
• Sabão em barra, sabão líquido, sabão em pó, sabão em pasta, sabão glicerina, shampoo e detergente.
Sabonete em barra
Vantagens:
– A versão sólida é mais econômica e tende a durar mais do que a líquida.
– A embalagem, nesse caso, é menor, o que também é bom para o meio ambiente.
– Sabonetes em barra dispensam o uso de esponja e podem ser aplicados diretamente no corpo.
– Na versão sólida, podem ser adicionadas partículas esfoliantes mais eficientes para tratar áreas do corpo que tendem a desenvolver cravos, como colo, costas e nádegas.
Desvantagens: 
– Sabonetes sólidos tendem a concentrar mais compostos químicos e, por isso, alguns são mais difíceis de espalhar no corpo.
Sabonete líquido 
Vantagens: 
– Para ser compartilhado por mais de uma pessoa, esse formato é o mais higiênico.
– A fluidez da fórmula promove a sensação de homogeneidade na aplicação, ou seja, você sente que o corpo todo foi realmente limpo.
– Pessoas com pele normal no corpo e no rosto podem usar o mesmo sabonete líquido para a higienização completa. Homens também podem tirar proveitos das versões de cosméticos que trazem num só produto sabonete líquido, xampu e espuma de barbear.
Desvantagens: 
– Sabonetes líquidos são mais caros que as versões em barra.
– Para espalhar o produto corretamente na pele, é preciso usar uma esponja.
Sabão em pó
Vantagens: A composição do sabão em pó é mais estável, onde vários ativos diferentes podem ser usados no mesmo produto, que o torna muito eficiente na remoção das manchas e sujeira.
Desvantagens: Quem lava roupa com sabão em pó deve prestar muita atenção na forma como ele é diluído, pois o acúmulo do sabão na roupa é que geralmente ocasiona as manchas e a perda de cor do tecido.
Shampoo
Vantagens: Limpa os cabelos profundamente, abre os poros dos fios para que possa haver a penetração dos hidratantes. Caso você queira lavar todos os dias, pode optar pelo shampoo sem sal, pois ele não é agressivo com os fios e com o couro cabeludo.
Desvantagens: O sal contido nos shampoos comuns promove a desidratação dos fios, deixando-os secos e sem brilho onde os fios perdem a hidratação natural através do acumulo de sulfato nesses produtos.
Sabão Glicerina
Vantagens: Sabonete de glicerina é mais suave para a pele do que a maioria dos sabonetes, por isso é uma boa escolha para as pessoas com pele especialmente seca ou sensível. De acordo Vermont sabão Organics (sabões orgânicos Vermont), glicerina sabão também tem um pH inferior a outros sabões, o que ajuda a pele a reter a sua umidade natural. Uma vez que a glicerina é higroscópica, que também pode ajudar a hidratar a pele, atraindo a água do ar.
Desvantagens: Apesar dos seus benefícios, glicerina sabão também tem vários inconvenientes. Normalmente não ensaboar como outros sabões e podem dissolver-se, se deixada em água ou atrai a umidade do ar demasiado. Também é mais caro do que a maioria dos outros tipos de sabão. sabões Glicerina feitas à mão contendo todos os ingredientes naturais, em vez de detergentes sintéticos, que podem ser muito mais caro do que o produzido em massa.
Sabão em Pasta
Vantagens: Rende mais e é barato.
Desvantagens: Se esquecer esponja ou deixar cair água, vira uma meleca. Precisa ter cuidado para não deixar resíduos de comida quando está lavando a louça.
Detergente
Vantagens: Misturado com a água e permanece nenhum resíduo de detergente na roupa.
Desvantagens: O detergente apresenta cadeia de carbono pesada e muitos contem produtos perigosos

5. O que é a espuma? Por que não necessariamente a quantidade de espuma determina a ação limpadora do sabão ou detergente?
R: Conjunto de bolhas que se formam à superfície de um líquido que se agita, se fermenta ou que se ferve.
A espuma está relacionada à formação de bolhas de um gás que reage sobre o líquido quando ele é agitado.
6. Esculpir um objeto numa barra de sabão ou sabonete.
Item prático.
7. Decorar um sabonete para dar de presente.
• Clique aqui e veja uma ideia para você cumprir o item 6 e 7 que são práticos.
Sites que usei para fazer a especialidade.